Lu Gaudenzi abre primeira exposição individual no Museu de Arte do Paço

12/03/2025 09:08

A artista visual Lu Gaudenzi estreia sua primeira exposição individual, Caminhos Viscerais, no Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), que será inaugurada em 14 de março, às 18h30. A visitação vai até 24 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

A exposição reúne obras que investigam a relação entre pintura e dança, materializando gestos, fluxos e intensidades pictóricas em um processo de profunda experimentação e entrega. A exposição apresenta uma seleção de obras que retratam fluxos, traços e marcas deixadas pelo corpo na tela, explorando diferentes técnicas e densidades pictóricas. Utilizando tintas diluídas, pigmentos naturais e gestos amplos, a artista constrói superfícies dinâmicas, onde o acaso e o controle coexistem em um jogo de camadas e intensidades.

Caminhos Viscerais se divide em três séries com trabalhos em grandes dimensões. A primeira, Entre o céu e a terra, retrata o início de sua trajetória. Traz questionamentos sobre o lugar de cada coisa no mundo, do “lugar da alma”. A segunda série, Digitais do tempo, é composta por 13 trabalhos, nos quais Gaudenzi explora a intensidade do próprio processo. “O caminhar sobre o suporte se torna vestígio das bagagens que carregam nossos passos”, argumenta. Na série, Um voo entre o tudo e o nada apresenta 100 assadeiras de alumínio em diversos tamanhos nas técnicas nanquim, acrílica e pigmentos naturais diluídos em água, onde a artista banha os pés e faz as diluições.

Sobre Lu Gaudenzi - Reside e trabalha em Porto Alegre. Onze anos de prática de ballet clássico despertaram sua pesquisa poética sobre as relações entre a dança e as artes visuais, com enfoque nos territórios do corpo e da pintura, bem como nas margens que contornam ou delimitam aspectos físicos e simbólicos desse encontro, com materiais e gestos que expressam diferentes densidades e fluxos. Desde 2018, frequentou cursos livres de formação artística que tratam de abordagens práticas e teóricas com Carlos Wladimirsky, Bea Balen Susin, Sérgio Fingerman, Ana Zavadil, Theo Felizzola, Lou Borghetti, Paulo Amaral, André Venzon e Oscar D’Ambrosio.

Caminhos Viscerais, exposição de Lu Gaudenzi / Curadoria: Ana Zavadi
Abertura 14 de março, às 18h30 - visitação até 24 abril 
Museu de Arte do Paço, Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h 
Entrada: gratuita

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil