Justiça Federal promove mostra de monumentos vandalizados

25/03/2022 14:01

Para celebrar os 250 anos da Capital, o Memorial da Justiça Federal do RS reabrirá nesta sexta-feira, 25, seu espaço físico com a exposição Entre Monumentos e Decisões: O Patrimônio de 250 Anos de Porto Alegre. Quem visitar a mostra poderá ver e conhecer a história de personagens gaúchos que foram homenageados através da criação de monumentos. São obras criadas por artistas de renome tais como Antônio Caringi, Luís Sanguin, André Arjonas e que estão sendo resgatadas pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre de seus locais de origem por terem sofrido atos de vandalismo. Entre elas estão expostos o busto de Florêncio Ygartua e de Francisco de Assis Brasil.

Um vídeo contendo ações de preservação do patrimônio cultural com a utilização da tecnologia 3D estará disponível ao público que também poderá conhecer as maquetes em impressão 3D que reproduzem alguns monumentos da Capital, como a estátua do Laçador, por exemplo, que se tornou o símbolo oficial de Porto Alegre em 1992. O projeto de digitalização é desenvolvido pelo Laboratório de Design e Seleção de Materiais (LDSM) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que vem tornando possível a produção de réplicas detalhadas das obras e sua divulgação. 

Processos judiciais relativos ao tema também integram a mostra, que poderá ser visitada no Memorial da Justiça Federal do RS até o mês de junho, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, no 9º andar, ala Sul do prédio-sede.
 

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil