Inscrições para o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas terminam nesta segunda

02/10/2023 09:06

Estão abertas até 2 de outubro as inscrições para o XVI Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, referente à produção realizada de janeiro a dezembro de 2022. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa por meio da Coordenação de Artes Visuais. O regulamento pode ser consultado aqui.

O Prêmio Açorianos de Artes Plásticas tem como objetivo valorizar, homenagear e distinguir as importantes produções locais em artes visuais que se destacaram ao longo do ano de 2022. Busca também ser uma forma de registrar, mapear e fomentar as diversas manifestações e suas contribuições com processos de criação e inovação para Porto Alegre.

Serão contempladas as seguintes categorias: Artista, Curadoria, Exposição, Ações de Difusão e Inovação, Publicações, Acervos, Ações de Educação, Instituição e Prêmios do Júri.

Na cerimônia de premiação, em novembro, no Teatro Renascença, também será divulgada a abertura da exposição do artista homenageado nesta edição, Luiz Carlos Felizardo, com curadoria de Marco Antonio Filho.

Premiação - Novidade na edição anterior, neste ano também será atribuído o Prêmio Aquisição, no valor de R$ 10 mil, para o contemplado na categoria Artista pela trajetória nas artes. O Prêmio Aquisição contemplará a aquisição de uma ou mais obras para o acervo artístico municipal do vencedor.

Inscrição - As inscrições devem ser feitas em formato digital por meio deste formulário.

Os inscritos poderão receber ainda o prêmio de uma viagem (com bilhetes de ida e volta) para Paris, destinado a um (a) jovem curador(a), oferecido pela Aliança Francesa de Porto Alegre e uma residência artística no Ateliê de Gravura da Fundação Iberê.

Além das parcerias, a Coordenação de Artes Visuais poderá disponibilizar períodos em seus espaços expositivos ou plataformas digitais para a realização de exposições para os vencedores nas categorias Artista e Curadoria.

Ivani Schütz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes