Império do Sol defende o direito à habitação

05/03/2023 00:54
Pedro Piegas / PMPA
Cultura e Economia Criativa
Primeira escola da Série Ouro a desfilar no último dia

carnavalNa segunda noite de desfiles no Complexo Cultural do Porto Seco, a primeira escola da Série Ouro a desfilar foi Império do Sol, que iniciou sua apresentação às 0h55, exatamente no momento que a chuva deu uma pausa. Fundada em 20 de fevereiro de 1988, e com as cores verde, vermelho e amarelo e trazendo como símbolo o sol nascente e a coroa real, a escola apresentou o desenvolvimento do tema Resido na morada do amor, faço este samba com emoção para falar do direito à habitação. 

Dispor de acesso à educação, de cultura e, é claro, de um lar, de uma casa, de um domicílio, uma habitação, de uma morada ou residência para chamar de sua. Estas premissas definem a dignidade do ser, de poder nascer, viver, crescer, se desenvolver, prosperar e envelhecer com grandeza e honradez . Para representar esses conceitos, a Império do Sol apresentou as características habitacionais do Brasil num desfile com 15 alas quatro alegorias e quatro tripés.

A alegoria do abre alas, denominada A Paixão faz Morada, lembra que a escola  é também a nossa segunda casa. Tensões Urbanas, O Canteiro de Obras e A realização de um Sonhos são as demais alegorias que representam o sonho da moradia própria.

Ficha técnica
Cores: verde, vermelho e amarelo
Símbolo: Sol nascente e a coroa real
Presidente: Alzemiro Jacintho da Silva
Diretor de bateria: Cassius Trein da Silva – Mestre Cassinho
Enredo: Resido na morada do amor, faço este samba com emoção para falar do direito à habitação
Compositores: Rico Bernardes, Mamau de Castro, Lucas Donato, André Felipe ZL, João Sarmento, Akauã Pedroso, Antônio Santiago
Intérprete: Everton Rataescki

 

Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça