Exposição retrata Porto Alegre em bico de pena

13/10/2022 13:09

Como parte da programação dos 250 anos da Capital, a exposição Memória Desenhada apresenta os desenhos em bico de pena de Günter Weimer. São desenhos que inspiraram uma investigação de cunho histórico-artístico do olhar do arquiteto e designer sobre identidade e memória cultural de Porto Alegre (1772-1840). Este recorte histórico apresentado através de desenhos representa um passado apagado fisicamente. Mesmo assim, a memória desenhada refaz a geografia, o traçado, a implantação da cidade, orientando nosso olhar para as configurações atuais de uma urbanidade em constante transformação.

A mostra, que fica em cartaz até o dia 25 de outubro na Sala do Tesouro - Memorial do Rio Grande do Sul (praça da Alfândega - Centro Histórico), tem curadoria de Ester Meyer e Maturino da Luz. A visitação é gratuita e deve ser feita de terça a domingo, das 10h até as 18h. 

Exposição - Os desenhos em bico de pena oferecem a oportunidade de conhecer um pouco mais do período inicial da cidade, através do olhar e do traço do autor acompanhado por uma linha de tempo, elaborada a partir de informações coletadas do arquiteto e também do jornalista e historiador Sérgio da Costa Franco. Mostra a identidade e memória da Capital do período entre 1680, quando é fundada a Colônia do Santíssimo Sacramento, no Uruguai, passando por suas origens, quando era uma vila, até a década de 1840, em que, já possuindo o status de cidade, viria a receber profissionais de origem germânica, dando início a novas manifestações arquitetônicas, encerrando o ciclo da arquitetura que deu a fisionomia inicial ao povoado, no período colonial e no primeiro império.

Günter Weimer - É arquiteto, urbanista e designer, nascido em Estrela, interior do Rio Grande do Sul. Formou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963). É especialista em Desenho Industrial pela Hochschule für Gestaltung, de Ulm, Donau, na Alemanha (1967). Também é mestre em História da Cultura, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), e Doutor em Teoria e História da Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1990). Foi professor titular da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e lecionou também no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Dedicou alguns anos ao Conselho Estadual de Cultura, como conselheiro na área do patrimônio cultural.

 

Cleber Saydelles

Andrea Brasil