Entrega dos prêmios Açorianos de Teatro, Circo e Tibicuera de Teatro será nesta quinta
A Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenação de Artes Cênicas, realiza nesta quinta-feira, 18, às 20h, a cerimônia de entrega dos Prêmios Açorianos de Teatro Adulto, Circo e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil 2025, no Teatro Renascença.
A premiação celebra os destaques das artes cênicas da cidade nas categorias Teatro Adulto, Circo e Tibicuera Infantojuvenil. Nesta edição, serão entregues 43 prêmios, reconhecendo artistas, técnicos, grupos e produções que marcaram o panorama teatral de Porto Alegre ao longo de 2025. A lista completa de indicados foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre.
A cerimônia terá apresentação de Katia Suman e Lauro Ramalho, com direção de Bob Bahlis, e contará com uma prévia do espetáculo PNCS (Perigos Numa Curva Sinuosa), atração especial da noite.
Idealizado por Carlinhos Carneiro e com direção de Bob Bahlis, PNCS é uma mistura de teatro e música que espelha os desesperos da vida moderna, abordando a condição de reféns das redes sociais e das ansiedades contemporâneas. Em um ambiente meio distópico, Marcos Contreras interpreta um mecenas paranoide que contrata, ou sequestra, um trio de músicos para dentro de seu apartamento, transformado em um laboratório científico-musical para “salvar a humanidade” por meio da repetição de músicas modulares e cíclicas.
O trio de músicos é formado por Carlinhos Carneiro e os produtores Flu e Fu_k The Zeitgeist, que realizam improvisações hipnóticas a partir de temas minimalistas, incluindo canções inéditas ou já presentes em suas discografias, além de releituras de artistas consagrados como Lô Borges, Pato Fu e Replicantes. A performance sonora e a operação de dispositivos eletrônicos são assinadas por Valmor (Fu_k The Zeitgeist). A estreia oficial do espetáculo está prevista para janeiro de 2026, em Porto Alegre.
A encenação se destaca pelo uso de recursos lo-fi, como fitas K7 para disparo das trilhas sonoras e um cenário composto por antigos aparelhos de TV com tubos catódicos, que exibem videoarte realizada ao vivo a partir de fitas VHS e videocassete.
A cerimônia também prestará uma homenagem à atriz, diretora e professora Maria Helena Lopes, falecida em abril de 2025. Fundadora do Grupo Tear nos anos 1980 e professora do Departamento de Arte Dramática da Ufrgs por quase três décadas, Maria Helena deixou um legado fundamental para o teatro gaúcho. A homenagem contará com a participação especial de Juliana Wolkmer, atriz, professora, pesquisadora e historiadora, autora do livro No Tear da História, Maria Helena Lopes, que retrata a trajetória e a contribuição da artista para a formação de gerações de profissionais das artes cênicas.
Antes e depois da cerimônia, o hall do Centro Municipal de Cultura será ocupado pelo set do DJ Malásia, conhecido por sua trajetória como percussionista da banda Ultramen. Atuando hoje em São Paulo e Porto Alegre, Malásia apresenta sets ecléticos que transitam pelo soul, funk, hip hop, clássicos da disco e da música brasileira.
Serviço
O quê: Prêmios Açorianos de Teatro Adulto, Circo e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil 2025
Quando: quinta-feira, 18, às 20h
Onde: Teatro Renascença – Avenida Erico Verissimo, 307
Entrada: gratuita, sujeita à lotação
Apresentação: Katia Suman e Lauro Ramalho
Direção da cerimônia: Bob Bahlis
Atração: prévia do espetáculo PNCS (Perigos Numa Curva Sinuosa)
Participações especiais: Juliana Wolkmer e DJ Malásia
Andrea Brasil