Encontros Improváveis marca encerramento do 32º Porto Alegre em Cena
Uma ação formativa e reflexiva ocorre neste domingo, 21, das 18h30 às 21h, no espaço de eventos do Carmens Club, na rua Olavo Bilac, 336, e tem como objetivo provocar troca, diálogo, fruição de ideias e conhecimentos entre artistas, filósofos, jornalistas e demais interessados. A curadoria será de Gabriela Munhoz e Fernando Zugno.
Dedy Ricardo, Nanni Rios, Nina Fola, Paola Zordan, Peter Pál Pelbart, Sabrina Ginga e Verônica Valenttino recebem o público a partir das 18h30 para acompanhar e compartilhar reflexões, planos, anseios e o que quer que possa surgir deste encontro que tem como provocação pensar o presente e o futuro das artes da cena no Brasil. Serão oferecidas 100 vagas e os ingressos devem ser adquiridos aqui.
Dedy Ricardo - Dedy Ricardo é mulher, negra, mãe, filha, irmã, esposa, atriz e professora. Iniciou a carreira artística em 1994, por meio do Projeto de Descentralização da Cultura, que levava oficinas de artes para as periferias da cidade de Porto Alegre. Trabalhou como arte-educadora nos abrigos municipais Casa de Acolhimento, Casa de Passagem e Serviço de Acolhimento Noturno, em Porto Alegre.
Nanni Rios - Nanni Rios é jornalista, livreira, curadora e produtora cultural. Em 2014, fundou a Livraria Baleia, em Porto Alegre, com livros e atividades focados nas literaturas de autoria feminista e antirracista e nas temáticas de gênero sexualidade e direitos humanos. Nas últimas quatro edições, foi mediadora convidada da programação principal da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty. É mestranda em Letras na linha de Pós-colonialismo e Identidades no Instituto de Letras da Ufrgs e colunista de livros na Matinal Jornalismo.
Nina Fola - Mulher negra porto-alegrense, nascida e criada nas rodas de batuque, de samba e de capoeira. E é desse manancial cultural que forja seu fazer social e artístico pelos ventos do Sul do Brasil. Na experiência vivida corporalmente, Nina Fọla transmite e compartilha no seu trabalho como multiartista – percussionista, cantora, atriz, produtora e compositora, o seu artivismo, pois faz questão de não desagregar sua postura social política, do seu fazer artístico e do seu pensar intelectual que desenvolve como socióloga - doutora em sociologia/Ufrgs.
Paola Zordan - Paola Zordan é artista visual, poeta, performer, pintora, paisagista e professora do Departamento de Artes Visuais/DAV da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também atua como docente no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDU.
Peter Pál Pelbart - Filósofo, ensaísta, professor e tradutor húngaro, residente no Brasil. Formado em Filosofia pela Universidade Paris IV (Sorbonne), com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) sobre o tempo na obra do filósofo francês Gilles Deleuze (1926-1995), é professor titular no Departamento de Filosofia da PUC-SP.
Sabrina Ginga - Sabrina Ginga, 36 anos, é cientista social e artista independente. Defensora dos direitos humanos, militante racial e feminista, ministra aulas de funk carioca e Afrovibe Dance Workout, conduz experiências de team building no meio corporativo e leva a dança pelo mundo com o projeto Ginga Tour. No audiovisual, atua como dançarina, assistente de direção, coreógrafa e diretora de movimento. É também embaixadora da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.
Verónica Valenttino - Verónica Valenttino é atriz, cantora e compositora. Em 2023, tornou-se a primeira mulher trans a receber o Prêmio Shell de Melhor Atriz, por sua atuação em Brenda Lee e o Palácio das Princesas. Atualmente pode ser vista no espetáculo Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso, com direção de Felipe Hirsch, em cartaz no Teatro Sesi-SP, e em turnês do show Travessia!
O 32º Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, apresentado pela Petrobras, conta com gestão cultural da Primeira Fila Produções, Patrocínio do Zaffari, Caixa, Unimed e Panvel, por meio do financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre e Ministério da Cultura, Governo Federal.
Andrea Brasil