Drama nigeriano é atração na Sessão Plataforma

06/08/2022 06:08

A quarta edição de 2022 da Sessão Plataforma apresenta, no próximo sábado, dia 6, o longa-metragem Eyimofe - Esse é o Meu Desejo, dirigido pelo duo nigeriano dos irmãos Arie Esiri e Chuko Esiri. A atividade acontecerá às 19h, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). 

Apresentado no Festival de Berlim em 2020 e vencedor da Mostra de São Paulo e de diversos festivais estrangeiros, o filme foi lançado pelo catálogo da Criterion Collection nos EUA. Todos pagam meia-entrada no valor de R$ 8,00.

A Sessão Plataforma retorna sua programação neste ano, ressaltando a importância da experiência imersiva do cinema como potência e transformação coletiva. Atenta aos desafios do circuito de salas comerciais e da força dos serviços de streaming após a pandemia, o objetivo da sessão é proporcionar uma oportunidade única de assistir na telona da Cinemateca Capitólio renomados e impactantes filmes.

Sinopse - o filme acompanha a rotina de Mofe, funcionário de uma fábrica, e Rosa, uma cabeleireira, em Lagos. Depois que Mofe perde a sua família e Rosa não consegue cumprir uma promessa, os planos de viagem que eles tinham fracassam, forçando-os a reconsiderar a vida no exterior. Filmado em 16mm e com espírito neo-realista, o longa cria um retrato comovente dessas histórias íntimas imersas em um tecido social complexo na Nigéria contemporânea.

Sessão Plataforma
Eyimofe - Esse é o Meu Desejo
(Eyimofe - This is My Desire)
Nigéria, 2020, 116 minutos, DCP
Direção: Arie Esiri & Chuko Esiri
Exibição única no sábado, 06,  às 19h na Cinemateca Capitólio.
Ingresso no valor de meia-entrada (R$ 8,00), vendidos diretamente na Cinemateca.

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes