Cultura escolhe obra de arte para Trincheira da Anita

09/01/2022 12:16

A prefeitura escolheu a obra de arte que vai embelezar a trincheira da avenida Anita Garibaldi, na Zona Norte de Porto Alegre. Por meio da Coordenação de Artes Visuais, a Secretaria Municipal da Cultura anunciou o resultado do concurso 002/2021 – Edital Espaço Urbano Espaço Arte 2021 que definiu o artista para ilustrar a passagem de nível sobre a Terceira Perimetral. O projeto do arquiteto e artista visual Bruno Borne foi o vencedor e primeiro colocado de seis propostas recebidas e avaliadas. 

Divulgação SMC
O projeto do arquiteto e artista visual Bruno Borne foi o primeiro colocado
Proposta vencedora é de autoria do arquiteto e artista visual Bruno Borne

Batizado de Penumbra, o trabalho do autor define a graduação de luz para a sombra e foi pensado como uma metáfora do percurso luminoso que acontece do dia para a noite. Para Borne, a pintura é a técnica artística que melhor se adapta ao ambiente da trincheira e será executada para desestimular pichações. As paredes são sujeitas a umidade, trepidações, gases dos veículos e eventual vandalismo, e os danos com o tempo são inevitáveis. Uma pintura poderá ser restaurada mais facilmente.

A aplicação de verniz antipichação deverá proteger o trabalho de Borne e facilitar o restauro. O trabalho deverá durar entre dois e cinco meses a partir da assinatura do contrato. O vencedor receberá premiação de R$ 20 mil. Outros R$ 220 mil serão pagos para a execução da proposta.

Divulgação SMC
A projeção do projeto do arquiteto e artista visual Bruno Borne vista de cima
Projeção do projeto de Bruno Borne vista de cima

 

Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes