Cultura escaneia monumentos em exposição
A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove nesta terça-feira, 10, entre 14h e 17h, no Memorial do Rio Grande do Sul, uma sessão de escaneamento das peças Exposição Monumentos & Arte: a história da cidade em risco. A iniciativa objetiva o aproveitamento futuro das informações digitais em divulgação e educação patrimonial, além da proteção das peças.
O escaneamento será feito pela equipe do Laboratório de Design e Seleção de Materiais da UFRGS (LdSM-UFRGS) com equipamentos de última geração. O LdSM está presente na exposição com um estande para demonstração das aplicações de preservação e divulgação do patrimônio cultural das potencialidades do escaneamento digital. Desde 2011, o laboratório realiza o escaneamento de monumentos, com inÃcio pela estátua do Laçador.Â
As aplicações deste procedimento são várias. Em 2017, o LdSM escaneou os dois baixos-relevos da base do monumento a Bento Gonçalves (1935), na avenida João Pessoa, os quais foram posteriormente furtados. Neste caso, o escaneamento poderá contribuir com a recuperação das informações destes baixos-relevos, criados pelo escultor Antônio Caringi, através da impressão de novos moldes que poderão ser fundidos novamente às peças, réplicas com alta fidelidade dos originais perdidos.
A Exposição Monumentos & Arte: a história da cidade em risco segue aberta ao público até 29 de setembro, de terças a sábados, das 10h às 18h, e domingos e feriados, das 13h às 17h.
Sessão de Escaneamento Digital de Bustos e placas de bronze de monumentos
Dia 10 de setembro, terça-feira
Das 14h às 17h
Aberto ao público interessado
Local: Memorial do RS, Praça da Alfândega
Na Sala Multiusos, com a Exposição Monumentos & Arte: a história da cidade em risco
Â
TaÃs Dimer Dihl