Conferência Municipal de Cultura é retomada após sete anos

18/06/2022 09:59
Ederson Nunes/CMPA
CULTURA
Abertura da 11ª edição ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores

Após sete anos paralisada, a Conferência Municipal de Cultura foi retomada na sexta-feira, 17, com o objetivo de definir as metas do Plano Municipal do setor. A abertura da 11ª edição ocorreu no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores, quando tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, que exercem a função por dois anos.

O secretário municipal de Cultura, Gunter Axt, assinalou pontos convergentes das demandas apresentadas com as entregas do Município. "Temos promovido a recomposição dos fundos para a Cultura e já fizemos mais de dez editais nesta gestão. Só os quatro editais do Fumproarte totalizaram investimento de R$ 2,8 milhões. Estamos caminhando a passos firmes", afirmou.

A conferência é um espaço destinado ao encontro entre o poder blico e a população para o debate sobre as políticas de cultura a serem desenvolvidas nos próximos anos. A ideia é estabelecer um processo de construção de propostas de metas concretas para o Plano Municipal de Cultura, além de abordar outros temas relevantes para a comunidade cultural. Com a participação da sociedade civil, artistas, produtores culturais, professores, estudiosos da cultura, instituições culturais, gestores e a comunidade cultural, o evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. O secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trojildo, disse que a conferência deverá trazer excelentes resultados para a cultura porto-alegrense.

Durante a abertura, tomaram posse os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura, que são representantes do Executivo, de entidades de classe artísticas e culturais; pessoas indicadas pela população a partir das regiões do Orçamento Participativo e representantes dos funcionários do Município que trabalham com cultura e de instituições e fundações privadas que têm atividades culturais em Porto Alegre.

Conselho Municipal de Cultura - Além de ampliar a participação na elaboração da política pública, confere maior transparência ao proporcionar um acompanhamento direto da sociedade. O conselho constitui o principal espaço de discussão, apreciação, validação e acompanhamento da elaboração do Plano Municipal de Cultura, sendo responsável por estimular e garantir que o processo de elaboração do Plano seja efetivamente participativo.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luciano Fernandes, apontou as expectativas do setor. "São necessários mais recursos, reestruturação de espaços culturais, continuidade da descentralização e realização de concurso para recuperação dos quadros funcionais", afirmou.

A secretária-adjunta estadual de Cultura, Gabriela Meindrad, acentuou que o Estado tem trabalhado junto com os municípios pelo fortalecimento do segmento cultural. "A gestão do município de Porto Alegre está muito comprometida com a valorização dos bons projetos culturais", concluiu.

A ex-secretária municipal de Cultura, Margarete Moraes, abordou a diversidade cultural e disse que ela deve ser mantida. "A política cultural precisa preservar a diversidade e a pluralidade", explicou. Já o ex-secretário municipal de Cultura, Vitor Ortiz, acredita que a conferência é uma oportunidade para atualização da política cultural.

A 11ª edição da Conferência Municipal de Cultura prossegue neste sábado, 18, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer, na av. Erico Verissimo, 307, Menino Deus. Os temas em debate serão o fortalecimento do sistema municipal de cultura, direitos culturais e cidadania, respeito à diversidade cultural, desenvolvimento sustentável e patrimônio cultural, material e imaterial.

Programação de sábado, 18 de junho
Local: Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues
Av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus
Horário: das 8h30 às 13h
das 15h às 16h30

8h30- Credenciamento

9h - Debates Eixos Temáticos

1. Fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura
Mediação: Margarete Moraes, ex-secretária municipal de Cultura, e Clóvis André Silva, secretário adjunto de Cultura

2. Direitos Culturais e Cidadania
Mediação: Tânia Farias, atuadora do Ói Nóis Aqui Traveiz, e Jessé Oliveira, coordenador de Artes Cênicas da SMCEC

3. Respeito à Diversidade Cultural
Mediação: Letícia Fagundes, secretária-geral do CMC, e Camila Rodrigues, coordenadora de Direitos de Diversidade Sexual e Gênero de Porto Alegre

4. Desenvolvimento Sustentável nas perspectivas social, cultural, ambiental e econômica. Mediação: Vitor Ortiz, ex-secretário municipal de Cultura, e Álvaro Franco, assessor especial da SMC

5. Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Mediação: Jacqueline Custódio, gestora cultural, e Ronice Giacomet Borges, diretora municipal da Memória e Patrimônio - SMCEC

15h - Plenária final. Relatoria: Miguel Sisto (SMCEC)

16h30 Performance de encerramento
Música nas Alturas
Grupo: Gente Grande Também Brinca

Ivani Schutz

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes