Conferência Municipal de Cultura define prioridades

20/06/2022 15:23

 A 11ª Conferência Municipal de Cultura encerrou neste sábado, 18, no Centro Municipal de Cultura e Lazer. O encontro propôs a revisão do Plano Municipal de Cultura e a garantia de acesso e acessibilidade à população aos espaços culturais da Capital, entre outros.

Depois de sete anos sem ocorrer, a conferência reuniu mais de uma centena de representantes de áreas culturais para debater medidas a serem implementadas em cinco eixos temáticos: Fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura; Direitos Culturais e Cidadania; Respeito à Diversidade Cultural; Desenvolvimento Sustentável nas perspectivas social, cultural, ambiental e econômica; e Patrimônio Cultural Material e Imaterial. Os relatórios com as prioridades apontadas por cada grupo foram debatidos, emendados e aprovados na plenária geral.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, disse que a reativação da Conferência Municipal de Cultura era uma necessidade frente ao Sistema Nacional de Cultura. “Este era um compromisso com lideranças da comunidade cultural da cidade, que pleiteavam, com razão, a sua reedição. Foi uma celebração do diálogo, marca característica do governo municipal", completa. A 11ª Conferência Municipal de Cultura tem como integrantes: Luciano Fernandes, Rozane Dalsasso, Letícia Fagundes, Paulo Guimarães, Liliana Cardoso, Miguel Sisto e Ãlvaro Franco.

Ações - Como nem todos os segmentos do campo cultural estiveram representados no encontro, Axt acredita que a matéria ainda mereça mais discussões. “A conferência não decide, pois essa é uma prerrogativa do Executivo, mas sinaliza importantes diretrizes. Desta vez, não se discutiu o Plano Municipal de Cultura. Estamos sintonizados com o resultado e constatamos que as diretrizes votadas já são referencial para a nossa gestãoâ€, completa.

O secretário explica que já tramita pedido de concurso para instrutores do Atelier Livre e o orçamento está sendo incrementado. “Somente pelo Fumproarte foram lançados quatro editais, totalizando investimento de R$ 2,8 milhões, todos voltados para a inclusão social e enfrentamento da questão racial", afirma. 

A posse dos novos conselheiros do conselho ocorreu na abertura da 11ª Conferência Municipal de Cultura, na sexta-feira, 18, no Plenário da Câmara Municipal.

Acesse aqui o relatório final.

Ivani Schutz e Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça