Concertos Capitólio homenageia a soprano Laura de Souza

12/01/2023 10:01

No sábado, 14, às 11h, os músicos Angela Diel (contralto), Carlos Rodrigues (barítono), Eiko Senda (soprano), Juremir Vieira (tenor), Raquel de Queiroz (soprano) e Patrick Menuzzi (piano), contando com a participação especial de Cláudio Ribeiro (regente), apresentam, na série Concertos Capitólio, o recital Concerto para Laura! A entrada é franca. 

O evento é uma homenagem à soprano Laura de Souza (1958-2022), falecida no ano passado, considerada uma das cantoras líricas gaúchas mais relevantes de sua geração. Os cantores que participarão do recital eram amigos dela e, ao interpretarem canções, árias e duetos de ópera, farão uma homenagem à destacada musicista.

No repertório, obras de Giacomo Puccini (1858-1924), Giuseppe Verdi (1813-1901), Arrigo Boito (1842-1918) e Richard Strauss (1864-1949). O evento ocorre na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico) 

Concerto para Laura!
Sábado, 14, às 11h
Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085  - Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada franca

Angela Diel (contralto)
Carlos Rodrigues (barítono)
Eiko Senda (soprano)
Juremir Vieira (tenor)

Raquel de Queiroz (soprano)
Patrick Menuzzi (piano) e
Cláudio Ribeiro (regente)

Obras de G. Puccini, G. Verdi, A. Boito e R. Strauss

Sobre Laura de Souza
Laura de Souza (1958-2022) diplomou-se em piano pelo Instituto de Artes da Ufrgs, dedicando-se ao estudo do canto lírico a partir de 1983, na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Hamburg, na Alemanha. Iniciou sua carreira internacional em concertos na Filarmônica de Berlim, com o Berliner Kantaten Ensemble e na Sala Giuseppe Verdi do Conservatório de Música de Milão, como solista da Orquestra da RAI. Sua formação vocal teve lugar em Hamburgo, Paris, Milão e Munique, e dentre seus mestres estão nomes como Ugo Ugaro, Eduardo Abumrad, Thomas Tipton e William Workmann.

Laura de Souza venceu concursos iternacionais de canto, tais como: Cagliari, na Itália, em 1988 (Primeiro Prêmio), e Rio de Janeiro, em 1991 (Primeiro Grande Prêmio) – sendo a única brasileira a ter obtido tais premiações, além de ter sido escolhida como Melhor Cantora Brasileira neste último concurso.

Seus principais papéis operísticos foram Cio-cio-san (Madama Butterfly), Manon (Manon Lescaut), Angelica (Suor Angelica), Liù (Turandot) e Tosca, de G. Puccini; Donna Anna (Don Giovanni), de W.A. Mozart; Aída e Elisabetta (Don Carlo), de G. Verdi; Ariadne (Ariadne auf Naxos), de R. Strauss; Elisabeth (Tannhäuser) e Sieglinde (Die Walküre), de R. Wagner.

No âmbito pedagógico, Laura de Souza ministrou inúmeros seminários intensivos para solistas, coristas e atores na Alemanha e no Brasil, e manteve o compromisso com o desenvolvimento do estudo musical e vocal de jovens cantores líricos brasileiros, implantando e dirigindo projetos, como Lied em Cena e Ópera Jovem. Foi fundadora e diretora artística do Verões Musicais – Festival Internacional de Música, em Canela, RS.

Em 2022, foi co-fundadora da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS). Desde que retornou a Porto Alegre, dava aulas de canto e ministrava o curso “Voice Fitness - Yoga, Respiração no Canto e Interpretação de Repertório” na Casa da Música Poa.

 

Cleber Saydelles

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes