Concertos Capitólio homenageia compositores locais

07/05/2022 08:40

Após dois anos fora de cartaz devido à pandemia, a Série Concertos Capitólio volta a ser apresentada, dentro da programação dos 250 anos da cidade. O concerto será neste sábado, 7, às 11h30, na Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico). A realização é da Secretaria Municipal da Cultura e curadoria da Casa da Música de Porto Alegre. A entrada é franca.

Com periodicidade mensal, sempre no primeiro sábado do mês, em 2022 a temática será a homenagem a compositores porto-alegrenses atuais. O primeiro compositor homenageado será Dimitri Cervo, que terá como convidados o Quarteto Veríssimo e a cantora mezzo-soprano Angela Diel, interpretando O Mapa de Mario Quintana.

Arthur Barbosa, Catarina Domenici, Daniel Wolff e Vagner Cunha, estão entre os compositores que neste ano serão recebidos na Série Concertos Capitólio.

Programa
- Ensueno, para quarteto de cordas - Quarteto Veríssimo
- Quarteto de Cordas n. 1 -  Quarteto Veríssimo
- O Mapa (estreia), e Motivo, para mezzo e Quarteto - Quarteto Veríssimo e Angela Diel
- Tema para Filme 1º e 7º (estreia), para piano solo - Piano: Dimitri Cervo
- Aiamguabê, para quarteto e piano - Quarteto Veríssimo e Dimitri Cervo
- Uguabê para quarteto e piano - Quarteto Veríssimo e Dimitri Cervo

Piano: Dimitri Cervo
Mezzo-Soprano: Angela Diel
Quarteto Veríssimo
Violino 1º: Francisco Coser
Violino 2º: Mariana Teneos
Viola: Leonardo Bock
Violoncello: Philip Mayer
Duração: 45 minutos.

Currículo - Dimitri Cervo (1968) é um destacado compositor brasileiro, criador de obras multifacetadas e amplamente apresentadas, como Toronubá, Abertura Brasil 2012 e As Quatro Estações Brasileiras. Por sua discografia recebeu seis Prêmio Açorianos, nas categorias melhor compositor e CD categoria erudita. Como intérprete de sua obra tem atuado como regente junto a diversos conjuntos e orquestras. Em 2019 lançou o CD Música Sinfônica, conduzindo repertório autoral frente à Orquestra Sinfônica da Venezuela. Em 2021 estreou a sua obra As Quatro Estações Brasileiras, para violino e orquestra, regendo a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Em 2022 teve obras gravadas pelo trompetista Fabio Brum em dois CDs para o selo Naxos. É professor titular do Departamento de Música da UFRGS.

Cleber Saydelles

Andrea Brasil