Começa nesta sexta-feira a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre

27/10/2023 09:23

A 69ª Feira do Livro, na Praça da Alfândega, se inicia nesta sexta-feira, 27, e se encerra no dia 15 de novembro. As barracas funcionam diariamente, das 10h às 20h. A abertura oficial está marcada para as 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim.

A prefeitura montou um estande de 25 metros quadrados, instalado em frente ao pavilhão de autógrafos, com uma variada programação. Serão atividades de literatura, palestras sobre meio ambiente, roda de conversa de trabalho infantil, orientação de saúde, sustentabilidade, oficinas de cosplay, feira de adoção de animais e distribuição de folders e materiais educativos. Saiba mais aqui.

Diversas secretarias e órgãos públicos da Prefeitura de Porto Alegre estão mobilizados para a realização do evento.

Limpeza - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fez a limpeza da Praça da Alfândega e providenciou a colocação de lixeiras extras. Durante os 20 dias de feira, o departamento fará a varrição, duas vezes ao dia, da área verde e da avenida Sepúlveda.

Água - Já o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) instalou pontos de água nas áreas de venda de alimentos (rua Cassiano Nascimento ao lado do Santander Cultural) e cuidará da manutenção da rede.

Manutenção - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) fez manutenção dos canteiros da praça, além de podar ou remover ramificações com risco para o público ou para as instalações da feira. Também revisou postes, lâmpadas, células fotoelétricas e globos; limpeza e desobstruiu a rede de esgoto.

Licenças - A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) autorizou o uso da Praça da Alfândega e arredores, enquanto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) responsabiliza-se pela atuação dos vendedores no perímetro da feira e pela fiscalização durante a realização do evento. O objetivo é impedir a circulação de ambulantes não autorizados no local.

A Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) trabalhou na estrutura técnica e de informática do ambiente, com a instalação de equipamentos telefônicos e internet.

Trânsito - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) fará o controle do trânsito nas imediações da Feira do Livro, com a liberação para a circulação e estacionamento de veículos, bloqueio de vias e disponibilizando agentes para fiscalizar as áreas, principalmente nos fins de semana.

Atividades - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), por meio da Coordenação do Livro e da Literatura, contribuiu com a inclusão de atividades da pasta nos eventos e parcerias na realização de programações produzidas em comum acordo.

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) divulga, na rede municipal de ensino, a programação dirigida a alunos, professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura. Também está ocorrendo o desenvolvimento de ações educativas em sala de aula, com a leitura prévia de obras de autores de literatura infantil e juvenil que estarão na feira, culminando com a visitação escolar.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está à disposição, via telefone 156 opção 7, para solicitações referentes a abordagens na área da Praça da Alfândega.

Leia mais:
Prefeitura mobiliza serviços para a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre
Programação diversificada marca estande da prefeitura na 69ª Feira do Livro
69ª Feira do Livro será aberta nesta sexta-feira
Começa a montagem da Feira do Livro na Praça da Alfândega
Tabajara Ruas é o patrono da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre

 

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes