Cinemateca Capitólio anuncia a programação para 2022

29/01/2022 08:22

As sessões que marcam a reabertura das portas da Cinemateca Capitólio em fevereiro contam com a estreia de dois filmes, Vitalina Varela, do diretor português Pedro Costa, e Cena do Crime, além de dois ciclos especiais. O ciclo Liz Taylor - 90 Anos homenageia a atriz anglo-americana Elizabeth Taylor. O público também poderá visitar o cinema de um dos grandes nomes da Nova Hollywood: Peter Bogdanovich. 

Divulgação / PMPA
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Exibição de filmes será retomada em fevereiro

Ao longo de 2022, a Cinemateca continuará mesclando a sua programação a partir da estreia de filmes independentes e sessões especiais comentadas de obras clássicas contemporâneas. O cinema produzido no Rio Grande do Sul ganhará destaque com a mostra A Retomada do Cinema Gaúcho, que será apresentada em abril e discutirá o renascimento da produção cinematográfica nos anos 1990, após o fim traumático da Embrafilme, a partir de filmes produzidos no Estado. Sobre artistas brasileiros importantes para a história do país, A Memória de Leila Diniz será exibida em setembro. Celebra e homenageia a estrela revolucionária do cinema brasileiro moderno, morta em 1972 em acidente aéreo.

Com curadoria do pesquisador Pedro Henrique Gomes, a mostra Câmeras da África, se realizará em maio e apresentará uma série de clássicos produzidos no continente africano entre as décadas de 1950 e 1990. O aniversário de 40 anos de E.T. O Extraterrestre, de Steven Spielberg terá ciclo especial em julho, em torno de um dos temas mais revisitados do cinema: a visita de alienígenas ao planeta terra. Um dos homens mais talentosos que caíram na terra, o artista inglês David Bowie também será tema de uma retrospectiva (maio), em comemoração aos 50 anos de um dos seus discos mais lendários, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from MarsOutros ciclos dedicados também a realizadores que marcaram a história do cinema, como os franceses Robert Bresson e Chris Marker e o norte-americano Francis Ford Coppola, enriquecem a programação de 2022.

Sessão Plataforma - Uma das grandes atrações de 2022 é o retorno da Sessão Plataforma, com longas-metragens contemporâneos inéditos na cidade. Produzida por Davi Pretto e Paola Wink, a sessão exibiu entre 2013 e 2016, na Sala P. F. Gastal, destaques internacionais que não tiveram distribuição comercial no Brasil. 

Sessão Vagalume e Projetos Raros - Dois dos projetos mais tradicionais da Coordenação de Audiovisual seguirão protagonistas em 2022. Com periodicidade bimensal, a Sessão Vagalume, produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, e o Projeto Raros, em cartaz desde 2003, celebrará a 250ª edição em 2022, mantendo-se fiel ao seu lema, o de apresentar “filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”.

Paulo Chalmes (estagiário) / Supervisão: Mariana Bertolucci

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes