Cinema movido a energia solar é atração na Ilha da Pintada

18/10/2022 08:52
Divulgação / PMPA
Ilha da Pintada terá sessão de cinema movido a energia solar
Projeto CineSolar já fez mais de 1.300 sessões de cinema no país

Com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, o projeto CineSolar – cinema movido a energia solar - fará sessões gratuitas na Ilha da Pintada, nesta terça-feira, 18, na Praça Salomão Pires Abrahão. A partir das 19h, serão exibidos curtas-metragens brasileiros, e às 20h o filme Rio 2. Se chover, o evento será realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso (rua Capitão Coelho, 95 - Arquipélago).

Na programação, haverá ainda a apresentação de um curta especial produzido por crianças e adolescentes da Associação dos Amigos, Artesãos e Pescados da Ilha da Pintada, além de uma oficina on-line com temática socioambiental. O público poderá conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega o cinema. 

CineSolar - É o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Desde 2013, já fez mais de 1.300 sessões. Duas vans foram adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

O espaço também se transforma em uma sala de aula onde o público é convidado a entender como a luz do sol se transforma em energia elétrica. A 6ª Edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, e tem patrocínio da Meta e o apoio da Escola de Samba Unidos do Pôr do Sol (AfroSol) e da AAAPIP (Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP).

 

Ivani Schutz

Andrea Brasil