Cinema do espaço e Noite dos Museus na Cinemateca

19/05/2022 09:44

A Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico) traz a programação desta quinta-feira, 19, a 25 de maio da mostra O Cinema Veio do Espaço, com a participação do pesquisador e cineasta Giordano Gio. Também uma edição especial na sexta-feira, 20, às 19h30, do Projetos Raros, um programa duplo com E.T.s que inspiraram E.T. de Spielberg.

A Cinemateca Capitólio também participa no sábado, 21, às 19h, da Noite dos Museus, com atrações que unem música, performance e cinema. No domingo, 22, o Cineclube Academia das Musas apresenta a obra cinematográfica da artista austríaca Valie Export, às 14h, com o longa-metragem Oponentes Invisíveis.

As atrações
E.T. – O extraterrestre em debate
A programação da mostra O Cinema Veio do Espaço destaca a sessão comentada de E. T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg, no domingo, 22, às 18h, com a participação do pesquisador e cineasta Giordano Gio e do cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. O valor do ingresso é R$ 10.
Mais informações aqui.

Projeto Raros apresenta inspirações do E.T.
Uma edição especial apresenta nesta sexta-feira, 20, às 19h30, um programa duplo com E.T.s que inspiraram E.T. de Spielberg. Dois médias ingleses serão exibidos: Supersonic Saucer (1956, legenda em espanhol), de Guy Fergusson, e The Glitterball (1977, sem legendas), de Harley Cokliss. Entrada franca.
Mais informações aqui. 

Invasão alienígena de Valie Export
O Cineclube Academia das Musas apresenta a obra cinematográfica da artista austríaca Valie Export neste domingo, 22, às 14h, a partir do longa-metragem Oponentes Invisíveis, realizado em 1977. Com entrada franca e abertura introdutória da cineclubista Yasmin Borges. A obra será exibida com legendas em inglês.
Mais informações aqui. 

Noite dos Museus
Atrações especiais que unem música, performance e cinema ocuparão a Cinemateca Capitólio durante a Noite dos Museus neste sábado, 21. Haverá projeção de um trecho do longa-metragem Vento Norte, de Salomão Scliar, com trilha sonora ao vivo do duo instrumental formado por Ângelo Primon e Oly Jr. Gravado em uma comunidade de pescadores em Torres, no Litoral Norte, o filme foi o primeiro longa de ficção a ser rodado no Rio Grande do Sul. Depois, o público poderá conferir o curta Vicious, de Rogério Brasil Ferrari, que foi estrelado em 1988 por Julio Reny, cantor e compositor que fará um dos shows da noite, acompanhado pelos Irish Boys, logo após a exibição. Para fechar a data, será realizada ainda uma sessão musicada, em parceria com o Fantaspoa, que combinará o clássico filme italiano O Inferno, com música ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist.
Mais informações aqui. 

Programação de 19 a 25 de maio

Quinta-feira, 19
15h – O Milagre Veio do Espaço (dublado)
17h10 – O Gato que Veio do Espaço
19h – O Segredo do Abismo

Sexta-feira, 20
15h – Contatos Imediatos do Terceiro Grau
17h30 – O Voo do Navegador
19h30 – Projeto Raros Especial: Os E.T.s que inspiraram E.T. (Supersonic Saucer + The Glitterball)

Sábado, 21 - Noite dos Museus
19h15 - Irmãos Rocha! (música)
20h30 - Projeção de trechos do filme "Vento Norte" com trilha sonora ao vivo por Ângelo Primon e Oly Jr. (cinema + música) 22h - Exibição do curta-metragem "Vicious", de Rogério Brasil Ferrari, com atuação de Julio Reny (cinema)
22h30 - Julio Reny e os Irish Boys (música) 23h30 - Sessão musicada de "O Inferno" com trilha sonora ao vivo de Carlos Ferreira e Fu_k The Zeitgeist (cinema + música)

Domingo, 22
14h – Cineclube Academia das Musas: Valie Export
16h – O Gato que Veio do Espaço
18h – E.T. – O Extraterrestre + debate

Terça-feira, 24
17h – Cocoon
19h – O Milagre Veio do Espaço

Quarta-feira, 25
15h – O Irmão que veio de Outro Planeta
17h – Starman – O Homem das Estrelas
19h – Viagem ao Mundo dos Sonhos

Elias Vargas (estagiário)/Supervisão: Cleber Saydelles

Andrea Brasil