Centro Municipal de Cultura comemora os seus 43 anos

12/11/2021 12:57

Um dos equipamentos da cultura mais emblemáticos e importantes da Prefeitura de Porto Alegre festejou, nesta quinta-feira, 11, 43 anos de vida. Localizado na avenida Erico Verissimo, o Centro Municipal de Cultura (CMC), Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues comemorou o dia com atividades musicais, cênicas e visuais. A ação está associada à reabertura do espaço, que depois da pandemia volta a integrar o calendário cultural da cidade.

O secretário municipal da Cultura, Gunter Axt, realçou a necessidade do poder público e da comunidade zelar pela integridade e a vida pulsante da cultura no local. “A Banda Municipal é uma joia. Foi a semente da Ospa e do Araújo Viana. Agradecemos e homenageamos o prefeito Guilherme Socias Villela e o professor Luiz Osvaldo Leite pelo que fizeram pela cultura de Porto Alegre e por esse espaço tão importante para a cidade", diz Axt.

O escritor, ex-secretário de Cultura e coordenador de literaturas e humanidades da atual gestão Sergius Gonzaga conduziu a homenagem ao economista e ex-prefeito de Porto Alegre Guilherme Sociais Villela, que construiu o CMC, e o professor Luiz Osvaldo Leite, um dos protagonistas mais ativos da cultura porto-alegrense. “A cultura não era totalmente bem vista naquela época e o prefeito Villela teve a coragem de levar a cabo esse centro, que contou também com o trabalho brilhante do meu amigo Luiz Osvaldo Leite. Cultura não é só o artista. É também o público. E aqui é o lugar onde a arte encontra as pessoas", afirma Gonzaga.

Programação - Sob a coordenação do encenador Jessé Oliveira, responsável pelas Artes Cênicas do município, a programação começou pela tradicional Feira de Trocas de Livros, das 14h às 18h. Após, o ator e diretor de teatro Zé Adão Barbosa fez uma leitura do seu projeto Poesia nas Ruas, uma parceria com o médico e escritor Gilberto Schwartsmann.

A Banda Municipal escolheu um repertório de MPB e tocou o público interpretando composições como Baião de Lacan, Ponteio, Águas de Março e Novo Tempo. A apresentação marcou o retorno dos músicos às atividades depois do recesso da pandemia. O lançamento do primeiro lugar Concurso Outdoor, assinado por Marcelo Armesto, também foi uma das atrações da noite. A ação festeja os 60 anos do Atelier Livre.

  

 

Mariana Bertolucci

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes