Carnaval Descentralizado movimenta comunidade do Partenon

19/03/2023 14:01

seloA comunidade da região Partenon recebeu na noite deste sábado uma edição do Carnaval Descentralizado. Realizado na rua Luiz Moschetti (Praça da Amizade), desfilaram três escolas de samba que pertenciam ao antigo Grupo Bronze. Unidos do Guajuviras de Canoas, Cohab Santa Rita e Filhos da Candinha fizeram o espetáculo para um público estimado em três mil pessoas. A abertura do desfile foi feita pela Escola da Galeria, do Jardim Leopoldina, que mesmo não constando na programação oficial foi acolhida no desfile.

Liliana Cardoso, presidente do Comitê Especial do Carnaval de Porto Alegre, ressalta os resultados positivos da iniciativa. "A cultura pulsa nas comunidades descentralizadas. Prova disso são milhares de pessoas movimentando o carnaval e a economia criativa, explica.

Já o secretário de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, prefere enfatizar o legado que o carnaval descentralizado deixa para as comunidades. "Podemos ver inúmeras pessoas desfilando e assistindo, nessa linda noite de verão, em uma demonstração da força da cultura popular. A retomada do Carnaval Descentralizado é um legado para a cidadania, conclui.

Toda a infraestrutura, como guardis, banheiros químicos, som e iluminação foi fornecida pela prefeitura com a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e subprefeitura Eixo Zona Leste.

 

Cleber Saydelles

Lissandra Mendonça