Carnaval de Rua terá 80 blocos desfilando em circuitos pela cidade

10/01/2024 17:44
Julio Ferreira / PMPA
Cultura, economia criativa
Tradicional Descida da Borges ocorre em 26 de janeiro

A folia de Carnaval, neste ano, irá se estender para além da área central de Porto Alegre. O Carnaval de Rua terá 80 blocos distribuídos em circuitos descentralizados, além dos desfiles na Orla do Guaíba. Serão investidos R$ 950 mil pela prefeitura via Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC).

“É o maior investimento do município direcionado ao carnaval dos blocos. Teremos ações não apenas na orla, mas também na Restinga, na Lomba do Pinheiro e em outras regiões de Porto Alegre. Estamos levando a descentralização da cultura para essas comunidades”, explica o secretário municipal de Cultura, Henry Ventura. Além da programação oficial, Porto Alegre terá desfiles independentes de blocos. 

Nesta quarta-feira, 10, a SMCEC reuniu diversos órgãos da administração municipal para alinhar as ações necessárias ao Carnaval de Rua e também a outros eventos populares, como a Descida da Borges e a Procissão de Navegantes. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Segurança, Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e Escritório de Eventos.

Carnaval de Rua  A programação inicia pela Lomba do Pinheiro, em 27 de janeiro; depois vêm Circuito Norte, em 2 de fevereiro; Circuito Restinga, em 4 de fevereiro; Circuito nas Ilhas, em 13 de fevereiro; Circuito Extremo Sul, em 25 de fevereiro; Circuito Praça Israel, em 3 de março; Circuito Praça Nações Unidas, em 9 de março. No Trecho 3 da Orla, haverá Carnaval de Rua nos dias 10, 11, 12, 17 e 18 de fevereiro, além de 3 e 10 de março.

Descida da Borges  A tradicional festa que abre a programação oficial do Carnaval de Porto Alegre acontecerá em 26 de janeiro, das 20h à 0h, no Centro Histórico. O prefeito Sebastião Melo irá entregar as chaves da cidade para a Corte do Carnaval.

O trajeto segue da esquina da José Montaury até a esquina da Siqueira Campos com o Mercado Público. Como atrações, as escolas Estado Maior da Restinga e Copacabana, além da tribo Os Comanches. 

Procissão de Navegantes  Os principais eventos do calendário das festividades de Nossa Senhora dos Navegantes ocorrerão dia 21 de janeiro, com o traslado da imagem do Santuário de Navegantes para a Igreja do Rosário, no Centro Histórico. Em 2 de fevereiro, a procissão de retorno da santa para o bairro Navegantes deve reunir milhares de pessoas a partir das 8h, no trajeto que começa na rua Vigário José Inácio, segue pela avenida Castelo Branco e avenida Sertório para alcançar novamente o Santuário de Navegantes, onde serão realizadas missas em homenagem à santa. 

 

Cristiano Vieira

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes