Capitólio apresenta o grupo vocal Madrigal Nestor Wennholz e Quarteto de Violoncelos neste sábado

03/09/2022 07:19

Uma nova edição da série Concertos Capitólio ocorre neste sábado, 3, às 11h. A apresentação conta com grupo vocal masculino Madrigal Nestor Wennholz e o Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre. O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico).

O Madrigal Nestor Wennholz, regido por Lucas Alves, tem a orientação vocal do tenor lírico Flávio Leite, incluindo em sua formação os cantores: José Marcos Neutzling e Lucas Alves (tenores I), Rogério Ienczak Gomes e Ricardo Ortega (tenores II), João Ricardo Masuero, Fernando Wielewicki e Luís Augusto Weber Mercado (barítonos), e Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos).

O segundo grupo a se apresentar é o Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre, integrado pelos seguintes violoncelistas: Diego Schuck Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira. No recital serão interpretadas obras de Tallis (1505-1585), Poulenc (1899-1963), Villani-Côrtes (1930-), Tom Jobim (1927-1994), entre outros compositores.

Concertos Capitólio 
(rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico)
Madrigal Nestor Wennholz e Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre
Sábado, 3 de setembro, às 11h
Músicas de Tallis, Poulenc, Villani-Côrtes, Tom Jobim, entre outros compositores
Entrada franca

Programa
Madrigal Nestor Wennholz
Thomas Tallis (1505-1585)
If Ye Love Me
Joseph Rheinberger (1839-1901)
Abendlied
Francis Poulenc (1899-1963)
Quatre Petite Prières de Saint François d'Assise
Guilherme Roman (1994-)
Tree's Prayer
Ola Gjeilo (1978-)
Northern Lights
Ubi Caritas

Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre
Edmundo Villani-Côrtes (1930-)
Cinco Miniaturas Brasileiras
I. Prelúdio
II. Toada
III. Choro
IV. Cantiga de Ninar
V. Baião
Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Canta, canta mais
Luiza
Corcovado

Madrigal Nestor Wennholz - É uma formação musical vocal de naipes masculinos de Porto Alegre. Iniciou suas atividades em 2015. Dedica-se em especial ao repertório de música erudita “a capella”, dos períodos renascentista, barroco e romântico, sem deixar de visitar outros gêneros e estilos musicais. Tem como diretor artístico o regente Lucas Alves, e conta com a orientação vocal do tenor lírico e professor Flávio Leite. O grupo é formado pelos seguintes cantores: José Marcos Neutzling e Lucas Alves (tenores I), Rogério Ienczak Gomes e Ricardo Ortega (tenores II), João Ricardo Masuero, Fernando Wielewicki e Luís Augusto Weber Mercado (barítonos), Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos). A denominação do grupo é uma homenagem, em memória, ao reconhecido compositor, arranjador e maestro gaúcho Nestor Miguel Wennholz (1931-2008), cuja obra dedica especial atenção à música coral. Grupo independente, o Madrigal Nestor Wennholz realiza seus ensaios na Casa da Música POA.

Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre - Reúne quatro músicos apaixonados pela música de câmara que se dedicam a explorar a rica formação de um grupo de violoncelos. No repertório do grupo, a música brasileira de concerto é protagonista, trazendo obras de alguns dos compositores mais representativos de nosso país. As Cinco Miniaturas Brasileiras de Edmundo Villani-Côrtes, por exemplo, são formadas por cinco movimentos curtos, nos quais são explorados variados ritmos da música brasileira, tais como toada, choro e baião. Sobre a música de Tom Jobim, sabe-se que ele era apaixonado pelo violoncelo, chegando a incluir esse instrumento em diversos arranjos de algumas de suas canções, como Luiza. Neste recital, também será interpretado um arranjo de Paulo Jobim da canção Canta, canta mais, bem como de um grande clássico da música brasileira: Corcovado. O Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre é formado pelos seguintes músicos: Diego Schuck Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira.

 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes