Caminhada, feijoada e filme encerram Semana do Patrimônio Histórico

23/08/2019 09:00

Uma série de atividades programadas para este sábado, 24, encerram a programação da 3º Semana do Patrimônio Histórico de Porto Alegre. Mais uma edição do Viva o Centro a Pé, vai percorrer a Praça da Matriz e cercanias. O encontro será às 10h, no Monumento a Júlio de Castilhos na Praça da Matriz. O passeio abordará os monumentos, a arquitetura e a história da Praça da Matriz e o seu entorno.  Roteiro básico: pátio do Museu Júlio de Castilhos, pátios da Catedral e Cúria Metropolitana, jardins do Solar dos Câmara e terminará na Pinacoteca Ruben Berta. A orientação será de José Francisco Alves, mestre e doutor em História da Arte (Ufrgs), especialista em Gestão do Patrimônio Cultural (Ulbra), bacharel em Escultura (Ufrgs) e professor de escultura no Atelier Livre da prefeitura.

Também às 10h, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582,  Cidade Baixa) promove a oficina Que Planta É essa? A atividade de Educação Patrimonial é voltada para o patrimônio ambiental e tem por objetivo informar o público visitante e demais interessados sobre a identificação botânica das plantas existentes no pátio do Museu. A orientação é da museóloga e educadora ambiental Kátia Almeida,
Inscrições: museu@smc.prefpoa.com.br ou pelo telefone 3289.8275. (15 lugares)

Já na Pinacoteca Ruben Berta (rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico), o dia será movimentado com a realização de uma feijoada, que se estende até as 17h, e tem o objetivo de refletir sobre a importância do patrimônio cultural na sociedade e compreender a referência da cultura do povo brasileiro, como festas, rituais e objetos (monumentos, artes, arquitetura) utilizados pelos grupos para representar, realimentar e modificar sua identidade. Assim, o samba e a feijoada, patrimônios culturais, também significam brasilidade.

Leia mais sobre a Feijoada na Pinacoteca

A Cinemateca Capitólio Petrobrás (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) reservou o horário das 18h30, para a exibição de Filme sobre Um Bom Fim, com direção de Boca Migotto. A entrada é franca e as senhas devem ser retiradas na bilheteria, que abre 30 minutos antes da sessão. (164 lugares)

Semana do Patrimônio Cultural
Realização - Coordenação da Memória Cultural da Secretaria Municipal da Cultura.
Parceiros - Secretaria de Estado da Cultura, Shopping Total e Casa Memória e Cultura Unimed Federação RS
Participação - Museu de Porto Alegre, Arquivo Histórico de Porto Alegre, Centro de Pesquisa Histórica, Equipe do Patrimônio Histórico, Coordenação de Artes Plásticas, Pinacotecas Municipais, Cinemateca Capitólio Petrobras, Conselho Municipal do Idoso, Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade.

Apoio - Instituto Unimed, Memorial do RS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Hotel Praça da Matriz, Museu Júlio de Castilhos, Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Ufrgs, Museu da Ufrgs, Laboratório de Design e Seleção de Materiais da Ufrgs, Senac e Fecomércio-RS, Cúria e Catedral Metropolitana, Solar dos Câmara/Assembleia Legislativa e Associação Vitório Fabião. 

 

Cleber Saydelles

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes