Biblioteca Pública Josué Guimarães realiza ação na Feira do Livro

04/11/2022 17:21

Servidores da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães estiveram, nesta sexta-feira, 4, no estande da prefeitura de Porto Alegre na 68ª Feira do Livro, na Praça da Alfândega. O objetivo foi mostrar, para a população, os serviços prestados pela instituição à comunidade da Capital.

O público conheceu as facilidades oferecidas pela biblioteca aos usuários, que podem contar com a possibilidade de consultar os volumes no local ou, então, pedir por empréstimo qualquer um dos 40 mil livros do acervo.

Os títulos englobam desde literatura adulta, infantil e juvenil até obras técnicas, dicionários e exemplares históricos e didáticos, que são emprestados por um prazo de até trinta (30) dias, renováveis por três vezes. Há, ainda relíquias, como uma coleção inteira com mil livros sobre o Japão. Estão disponíveis, ainda, enciclopédias, jornais, comics books, CDs e DVDs.

O público que circulou pela feira ressaltou que a iniciativa serve como estímulo à leitura. Caso da estudante da Faculdade de Teatro da Ufrgs, Nathaly Lima, 18 anos, que recorreu à Josué Guimarães para tomar emprestadas as leituras obrigatórias ao vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Foi uma ajuda fundamental para meu êxito nas provas”, afirma a universitária.

A mesma satisfação compartilha a leitora Onedes Terezinha Fagundes, servidora pública, que se cadastrou na instituição pela facilidade de acesso e pela gratuidade. Para realizar o cadastro, não há cobrança e basta apresentar documento de identidade com foto e um comprovante de residência (pode ser digital).

A Biblioteca Josué Guimarães, localizada no Centro Municipal de Cultura (Erico Veríssimo, 307), empresta até 10 livros por vez. O atendimento é de segundas a sextas-feiras, das 9h às 18h. Na ação desta sexta-feira, foram distribuídos aos visitantes exemplares da obra Histórias de Trabalho, produzida em 2016 pela prefeitura.

Histórico - A Biblioteca existe desde 1928 e é vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. A sede atual fica no Centro Municipal de Cultura. O nome Josué Guimarães foi dado em 1986, em homenagem ao escritor gaúcho falecido no mesmo ano. Desde 2001, a instituição passou a contar com uma unidade no bairro Restinga, na zona Sul (rua Rubem Pereira Torelly, 50), que funciona de segundas a sextas-feiras, das 8h às 12h30min.

Doação - O Gabinete da Primeira-Dama está com uma ação de recolhimento de brinquedos e livros na 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. As doações serão destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social nas iniciativas promovidas pelo gabinete. Livros e brinquedos novos ou em bom estado podem ser entregues no coletor localizado entre os estandes da prefeitura de Porto Alegre e o de autógrafos.

Estande - A prefeitura conta com um estande de 30 metros quadrados, próximo da avenida Sepúlveda, com atividades educacionais e culturais durante todo o evento. Ações de conscientização sobre os cuidados da cidade, por meio da campanha A gente vive, a gente cuida, também ocorrerão no espaço. Veja o calendário completo aqui.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Leia mais:

Adote um Escritor comemora 20 anos com roda de conversa na Feira do Livro

Descontos em balaios atraem compradores na Feira do Livro

Dmae lança campanha de cuidados com o lixo e a água na Feira do Livro

Cidade educadora é tema de mesa-redonda na 68° Feira do Livro de Porto Alegre

Grande presença do público é destaque neste início de Feira do Livro

DMLU faz abordagens de conscientização ambiental na Feira do Livro

Prefeitura discute diversidade e inclusão LGBTQIA+ na Feira do Livro

Simpósio sobre haikai integra programação da 68ª Feira do Livro

Monumento à Literatura recebe novo livro de bronze na Praça da Alfândega

Feira do Livro: paradesporto é tema da roda de conversa no estande da prefeitura

Prefeitura amplia bancas de artesanato durante a Feira do Livro

Feira do Livro espera receber 1,5 milhão de pessoas na Praça da Alfândega

Erradicação do trabalho infantil será discutida na Feira do Livro

Fasc promove ação de combate ao trabalho infantil na Feira do Livro

LGBTQIA+ é tema de bate-papo na Feira do Livro

Ivani Schutz

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes