Biblioteca avança mais uma etapa em seleção internacional

20/10/2022 14:31

A Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães avançou para a segunda fase de seleção do 10º Concurso de Ajudas 2022 do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas - Iberbibliotecas. Esse concurso é realizado anualmente e um dos objetivos é consolidar os espaços como locais de livre acesso à informação e à leitura. Também visa incentivar a inclusão social e contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento.

A Biblioteca Josué Guimarães está concorrendo com o projeto Encantando com Histórias, que prevê a contação de histórias e o empréstimo de livros para os pacientes internados no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, assim como para seus acompanhantes. Nesta fase foram 129 inscritos, e 82 foram foram pré-selecionados.

Esses 82 projetos vão avançar para a terceira fase de seleção, na qual serão avaliados por um comitê que chegará à decisão final. Treze projetos serão beneficiados com até US$ 10 mil cada. No caso do projeto inscrito pela biblioteca, a intenção é de que o apoio financeiro possa ser usado para a retomada das visitas ao hospital, assim como para a contratação de contadores de histórias e mediadores de leitura. 

“Levar os livros e as histórias a quem não pode vir à biblioteca também é nosso papel, por isso estamos tão felizes com o sucesso do projeto em mais essa etapa”, afirma Renata Borges, diretora da Josué Guimarães.

 

Cleber Saydelles

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes