Atrações culturais movimentam programação de aniversário da Capital

26/03/2023 08:39

selo 251 anosA Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) programou uma série de atrações culturais para comemorar os 251 anos de Porto Alegre. O destaque da agenda é o Baile da Cidade, que acontece no domingo, 26, dia do aniversário da Capital. Estão programadas ainda exposições de artes visuais, oficinas de música, dança, debates sobre cinema, artes cênicas e apresentações musicais. Veja abaixo.

Baile da Cidade
O tradicional Baile da Cidade está programado para este domingo, 26, a partir das 18h, no Parque Farroupilha, a Redenção. Comemorativo aos 251 anos de Porto Alegre, o evento será diferenciado, valorizando atrações representativas da diversidade cultural da capital dos gaúchos. Confira aqui a programação.

Artes Visuais

Exposição Porto Alegre de cenário a personagem/Oito anos de pesquisas e experimentações geram dez coleções de arte vestível inspiradas em Porto Alegre
A exposição é uma oportunidade que reúne oito anos de pesquisas e experimentações de Jeannine Art Wear no campo ampliado das artes visuais.
- Theatro São Pedro - Sala Expositiva
- Visitação até 2 de abril, das 12h às 20h, de terça-feira a domingo
- Com pop-up Store / visitação e aquisição de arte vestível
- Entrada franca

Cinema e Audiovisual

- I Encontro dos Festivais Ibero-Americanos, na Cinemateca Capitólio

O projeto promove um encontro entre os principais eventos cinematográficos do Brasil e de alguns países da Ibero América. A programação é composta por mesas temáticas, workshops e exibições para o grande público.

Serão exibidos filmes inéditos em Porto Alegre, com as presença dos principais programadores e diretores de festivais como Mar del Plata, Festival de Cinema de Gramado, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Cine Ceará, Festival Internacional de Guadalajara, DocLisboa, entre muitos outros. Veja aqui mais informações.

Artes

- À luz da memória – O projeto À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência promove um espetáculo projetado na fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico. O objetivo é valorizar o patrimônio do Estado, criando narrativas que se comuniquem de maneira lúdica e informativa com a herança cultural da cidade. Nos dias 26 e 27 de março, às 19h. Saiba mais aqui.

Descentralização

- Festa de aniversário no Bairro Mário Quintana
No domingo, 26 março, a partir das 14h, passarão pelo palco montado na rua 26 de março os grupos Pagode do Guewey, Oriundos do Gueto, Preto Chapa Halls, Seja Livre Acústico e o Bloco do Mário. A noite será encerrada com o grupo Show Copacabana. Aqui mais informações.

- Festa do Peixe nas Ilhas
Neste domingo, 26, será lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre, parte da programação do aniversário da Capital com uma festa. O evento ocorre às 12h na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada (avenida Nossa Senhora da Boa Viagem, 1916). Detalhes aqui.

Carros antigos

No domingo, 26, acontece o desfile de carros antigos do Veteran Club em homenagem aos 251 anos de Porto Alegre e aos 45 do Brique da Redenção. A concentração será no Shopping Total, a partir das 9h. Os veículos seguem em carreata até o Brique, onde permanecem até as 12h.

Leia mais

Medalha Cidade de Porto Alegre será entregue nesta sexta-feira

19ª Corrida do Aniversário de Porto Alegre tem 850 inscritos

Campeonato de futebol Ligay acontece neste sábado na Orla do Guaíba  

243ª Feira do Peixe será lançada neste domingo na Ilha da Pintada

Feirão de Empregos oferece 1.194 vagas nesta quinta e sexta-feira

Prefeitura leva serviços à Redenção para comemorar aniversário da cidade

Baile da Cidade é neste domingo na Redenção

Festa no bairro Mário Quintana celebra o aniversário da Capital

Programação especial celebra os 251 anos de Porto Alegre

Aniversário da cidade terá projeções mapeadas no Memorial do RS

Último dia de inscrições para a 19ª Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Educação ambiental promove atividades no Mês de Aniversário de Porto Alegre

Pinacoteca Ruben Berta promove mostra do acervo em nova exposição

Noite das Ideias movimenta o Museu Joaquim Felizardo neste sábado

Porto Alegre terá Centro Cultural Açoriano junto à Biblioteca Josué Guimarães

Porto Alegre terá mais 18 estações de bicicletas compartilhadas

Ivani Schutz

Andrea Brasil