Atelier Livre promove oficina de restauração de móveis e objetos de madeira

26/01/2023 17:52

O Atelier Livre Xico Stockinger e o Atelier de Restauração Madeira Prima promovem uma oficina de restauração de móveis e objetos de madeira. A atividade irá ocorrer em dois encontros, dias 8 e 15 de fevereiro, com quatro horas de duração por dia. 

Cada participante deve levar um pequeno móvel ou objeto de madeira para realizar a parte prática, como mesa de cabeceira ou de centro, uma caixa de relógio, porta objetos ou uma cadeira. O importante é que seja de madeira e esteja precisando restauro.

O primeiro encontro vai tratar da história do mobiliário e os fundamentos iniciais da restauração de objetos de madeira, como avaliação, identificação de materiais, plano de trabalho, ferramentas e abordagens técnicas.

Ao fim do primeiro encontro, o participante receberá instruções e tarefas para realizar em casa. No segundo encontro, a restauração será finalizada com a preparação final da superfície e aplicação de acabamentos.

A oficina será ministrada pelo Atelier de Restaurações Madeira Prima e coordenada pelo jornalista e restaurador Cleber Saydelles, além da fotógrafa e restauradora Paula Miguel. Todo o material e ferramentas serão fornecidos pela Madeira Prima.

Na inscrição, o participante receberá uma lista mínima de material necessário, podendo, também, colaborar adquirindo os próprios materiais de uso, como lixas e produtos de acabamentos. O investimento é de R$ 100,00 e as inscrições podem ser feitas até 4 de fevereiro por meio deste link. 

A oficina é aberta a todos e não requer experiência, nem exige a utilização ou aquisição de ferramentas, máquinas ou insumos. O foco principal será a utilização de ferramentas comuns encontradas em nossas casas, como chaves de fendas, martelo, alicates e outros.

Oficina de restauro em madeira
Dias 8 e 15 de fevereiro, das 14h às 18h. 
Local: Atelier Livre Xico Stockinger (avenida Érico Veríssimo, 307).
Será fornecido certificado de participação.
Vagas limitadas.
 

Ivani Schütz

Cristiano Vieira