Arquivo Histórico Moysés Vellinho digitaliza documentos de 1764 a 1889

26/03/2021 13:00

selo aniversário de POAO Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHPAMV) digitalizou 51.579 páginas do acervo. Os documentos datam dos períodos Colonial e Imperial da Câmara de Rio Grande de São Pedro e de Porto Alegre entre 1764 e 1889. Contemplado pela XVIII Convocatória de Ayudas a Proyectos Archivísticos, do Programa ADAI, este projeto recebeu verba do Iberarchivos (iniciativa de cooperação entre países ibero-americanos) e não teve custos para a Prefeitura.

Com início em 2017, ele foi realizado em três etapas: organização, digitalização e descrição do acervo documental. De acordo com a diretora do Arquivo Histórico, Vera Lúcia dos Santos, nos autos constam os atos do intendente (prefeito), na época. “Facilitar o acesso a esse acervo é relevante não só para Porto Alegre, mas para o Estado e o País, pois trata das deliberações administrativas, financeiro-econômicas e judiciais dos períodos do Brasil Colônia e Império”, explica Vera Lúcia. 

O acervo virtual facilita a pesquisa e preserva o patrimônio ao reduzir o manuseio da documentação. “Temos o Livro de Ouro, que registra a abolição dos escravos em Porto Alegre em 1884. Esse e outros arquivos serão mais acessíveis e sem prejudicar o papel original”, garante a diretora Vera Lúcia dos Santos. Acesse aqui.

Como funciona a digitalização
Primeiro, os profissionais das áreas de Arquivologia e História do AHPAMV se debruçaram sobre todo o material. Na sequência, com o suporte técnico e assessoria gratuita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre (IFRS) e do Grupo de Pesquisa CNPq UFF Ged/A, foi definida a resolução das imagens, bem como a randomização do software AtoM (Acess to Memory) para migração das páginas.  

A digitalização, tratamento de imagens, indexação e questões relacionadas à Tecnologia da Informação foram desempenhadas pela empresa Power Imaging. Já a instalação e os ajustes no software AtoM foram realizados pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (PROCEMPA).

Eduarda Alcaraz

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes