71ª Feira do Livro termina com grande público e aumento de quase 17% nas vendas
A 71ª Feira do Livro de Porto Alegre encerrou-se neste domingo, 16, com a venda de 245.425 livros — um aumento de 16,9% em relação ao ano passado, mesmo com três dias a menos de programação. Os dados foram apresentados pela Câmara Rio-Grandense do Livro em coletiva à imprensa.
O fechamento do tradicional evento literário foi marcado pelo cortejo e distribuição de rosas aos livreiros na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. A patrona desta edição, Martha Medeiros, conduziu, junto com os organizadores, a entrega das flores nas 79 bancas participantes, um gesto simbólico de agradecimento pelo trabalho realizado ao longo dos 17 dias de evento.
Neste último dia, o clima firme na manhã e tarde colaborou para que o público circulasse intensamente pela praça desde a abertura das bancas, às 10h, movimentando os cerca de 10 mil metros quadrados de área da feira.
Mil eventos gratuitos voltados a vários tipos de público movimentaram a programação. Para o público adulto, foram 237 atividades, distribuídas entre eventos artísticos, mesas e bate-papos, oficinas e vitrines de lançamento.
Ao longo dos 17 dias, a feira reuniu 384 participantes, entre eles: 331 autores gaúchos, 39 convidados nacionais e 14 autores internacionais.
Andrea Brasil