Terreira da Tribo terá sede em imóvel municipal após assinatura da permissão de uso

06/12/2022 16:37
Alex Rocha/PMPA
CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA
Melo ressaltou a importância de a gestão pública estar comprometida com as manifestações culturais

Foi assinado, nesta terça-feira, 6, o termo de permissão de uso de um imóvel municipal para sediar a Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. O espaço fica na Travessa Carmen, 95, no bairro Floresta, e vai contribuir para disseminação da cultura e da arte pelos espaços públicos da Capital. O grupo, com 44 anos de existência, é considerado uma das maiores referências na área.

O prefeito Sebastião Melo ressaltou que Porto Alegre respira arte e cultura e precisa de uma gestão pública comprometida com as manifestações culturais. "A arte é a alma da cidade, é a miniatura da vida. Quando ela chega no espaço público tem que ser aplaudida. E o espaço que não é usado pelos ocupados acaba sendo pelos desocupados", afirmou.

De acordo com o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, a causa é de toda sociedade. A gestão pretende ceder, sempre que possível, imóveis para as áreas culturais porque são projetos que dão resultado. “O patrimônio público da cidade ganhou um cuidado inédito nesta gestão. Estamos fazendo inventário para conhecermos as condições dos imóveis municipais e dar a eles a destinação mais adequada, que o caso da Terreira”, enfatizou.

Queremos fazer deste um espaço de toda a cidade. Finalmente, depois de 45 anos, teremos um espaço público sem pagar aluguel para realizar um trabalho que é social”, exaltou a atuadora do grupo, Tânia Farias.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Gunter Axt, a Terreira é um dos grupos mais tradicionais do Brasil. “Estamos entregando um centro cultura para o bairro. Devemos considerar o grupo como um patrimônio da cidade pela importância que tem no cenário artístico nacional”, destacou.

Imóvel - O local é uma casa com um galpão nos fundos, que permitirá ao grupo a realização dos ensaios e o desenvolvimento das oficinas. O espaço servirá, ainda, para conservar o acervo cultural da associação. Serão necessárias reformas estruturais na edificação. Para isso, os atuadores pretendem buscar recursos por meio de emendas parlamentares, financiamentos e doações. A Terreira da Tribo esteve sediada, durante 15 anos, na rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa. O local, agora, já está em posse do município novamente.

 

Andrea Pinto

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes