Permuta de imóveis entre CEEE e prefeitura é aprovada pela Câmara

21/12/2021 17:41

Foi aprovado o projeto de Lei Complementar 018/2021, do Executivo Municipal, que autoriza a permuta entre o imóvel pertencente à prefeitura, que abriga a Subestação PAL 4 da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT, e o prédio que sedia a fábrica de materiais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) - antigo DEP - e parte do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). A votação ocorreu na Câmara, na manhã desta terça-feira, 21, em sessão extraordinária.

O prédio municipal situa-se na av. Borges de Medeiros, nº 2.280, e o particular está localizado na rua Washington Luiz, nº 215. Segundo o secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, André Barbosa, os objetivos da iniciativa visam benefícios para o funcionamento de serviços essenciais à população, além de regularizar as ocupações consolidadas dos imóveis.

 “As atividades da CEEE funcionam no local desde 1974. Com a posse do imóvel, o fornecimento de energia para a área central da cidade poderá ser modernizado e expandido. Dentro do espectro municipal, somando-se ao fato dos serviços da SMSUrb e do Dmae que são desenvolvidos no espaço, o lugar é caracterizado como área especial de interesse cultural, sendo parte integrante do denominado Corredor Parque do Gasômetro”, ressaltou.

"A modernização da subestação é estratégica não apenas para a CEEE, mas para o Município como um todo, pois fornece energia para todas as esferas e níveis do poder público, para a UFRGS e para o Complexo da Santa Casa. Por outro lado, no imóvel que passará a ser de nossa propriedade constam bens tombados de relevância histórica que compuseram a primeira usina de fornecimento de gás para iluminação pública de Porto Alegre”, completou a diretora-geral de Gestão do Patrimônio, Raquel Sousa.

Andrea Pinto

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes