Inscrições abertas para palestra sobre equidade de gênero em celebração ao Dia da Mulher

12/03/2022 06:34
Rita Becco/EGP PMPA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA
Evento ocorre na terça-feira, às 14h, por meio da plataforma EducaPOA (modalidade EAD)

Estão abertas as inscrições para servidores da prefeitura à palestra Mulheres: equidade de gênero e transformação social, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento ocorre nesta terça-feira, 15, às 14h, por meio da plataforma EducaPOA (modalidade EAD). O objetivo é contribuir na reflexão sobre a participação feminina nos locais de trabalho, ampliando o debate em torno do protagonismo das mulheres e do feminismo enquanto fenômeno social que almeja a justiça social e o respeito à diversidade. 

A palestra é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação Funcional (Cdaf), em conjunto com a Escola de Gestão Pública (EGP), ambas da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap). A ação tem o apoio da Ouvidoria-Geral do Município de Porto Alegre (OGM) da Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC). 

A capacitação será ministrada pela mestra em Direito (Ufrgs) e servidora da Escola Judiciária Eleitoral do RS (Ejers), Débora do Carmo Vicente, e pela especialista em terapias cognitivas e servidora do Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas), Dóris Pinto Soares. 

Aspectos socioculturais da participação feminina nos espaços de trabalho e de poder será o tema abordado pela palestrante Débora do Carmo Vicente, em que tratará sobre a desigualdade de gênero no Brasil e no mundo e a participação feminina nos espaços públicos e de trabalho. “O evento pode despertar para angariar aliados e aliadas para mudar o quadro de discriminação, violência e invisibilidade das mulheres no Brasil. Quanto mais plural e diverso um ambiente, mais democrático, inteligente e qualificado ele se torna”, acrescenta a palestrante.

Já Dóris Pìnto Soares falará sobre Pretas: marcadores sociais e interseccionalidades no serviço público. Ela explica que a proposta visa a mobilizar os servidores para outras bases de compreensão da prática profissional. “A partir das minhas vivências e de estudos, trazer para o público um pouco da leitura do serviço público através da ótica de uma mulher, preta, mãe.”

Os interessados poderão realizar as inscrições na plataforma EducaPOA informando o usuário e senha usados para acessar a rede de informática da prefeitura. Já o público externo poderá ter acesso a este conteúdo posteriormente no canal da EGP no Youtube.

 

Andrei Pereira (estagiário)/Supervisão: Nereida Ramos Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes