Evento marca a conclusão do primeiro ano do Programa de Residência Técnico-Superior

05/12/2022 11:32

Os integrantes do Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS) iniciaram nesta segunda-feira, 5, pela manhã, a apresentação dos seus artigos elaborados como trabalho de conclusão do primeiro ano. O evento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), na rua Siqueira Campos, 1.300, 14º andar. Na próxima segunda-feira, 12, seguirá a apresentação com um segundo grupo. Na oportunidade, os residentes assinaram o termo de renovação para o ano que vem. Dos 40 que ingressaram em dezembro de 2021, 29 estão concluindo agora, fechando o ciclo neste ano. E já está em andamento o processo de seleção para nova turma. 

Coordenado pela Escola de Gestão Pública da Smap, os artigos serão publicados em um e-book a ser posteriormente disponibilizado na biblioteca virtual da Escola de Gestão Pública (EGP), na plataforma EducaPOA e no catálogo eletrônico da biblioteca.

Na abertura do evento, o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, parabenizou os residentes, dizendo ser um momento importante por estar concluindo este programa. "Para o ano que vem, a prefeitura vai melhorar e qualificar o programa", assinalou. André destacou o sucesso dessa iniciativa, contando que tem recebido muitas visitas de prefeituras do interior do Estado querendo replicá-la. 

O programa busca o aperfeiçoamento profissional de bacharéis formados há no máximo cinco anos nas áreas de administração, arquitetura, biologia, ciências contábeis, economia, engenharia, arquivologia, estatística, sociologia e tecnologia da informação. Atualmente, os 29 residentes estão distribuídos em 18 órgãos da prefeitura. Cada residente tem o acompanhamento de um preceptor e de um suplente para orientação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os residentes recebem bolsa-auxílio de R$ 2,5 mil para 30 horas semanais de trabalho, além de auxílio-transporte. O contrato tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. São oferecidas 120 bolsas aos residentes.

 

Nereida Ramos Rodrigues

Andrea Brasil