Biblioteca da escola de gestão recebe comissão de bibliotecários

08/04/2022 15:34

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) recebeu, na tarde desta sexta-feira, 8, bibliotecários da Comissão Permanente de Catalogação da Rede de Bibliotecas da Prefeitura. O encontro ocorreu no auditório da Smap, na rua Siqueira Campos.

Coordenada pela  bibliotecária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Júlia Agustoni Silva, a comissão é composta por 24 bibliotecários e tem como objetivo padronizar os processos e serviços das 18 bibliotecas, um museu e duas pinacotecas que compõem o acervo da prefeitura. Além disso, as reuniões mensais permitem que sejam firmadas parcerias em eventos culturais e literários, que enriquecem o acervo e qualificam o atendimento das bibliotecas.

Júlia destaca que é fundamental que os bibliotecários da rede estejam afinados nas políticas de catalogação e indexação dos acervos. “Assim, o usuário pode pesquisar por livros, periódicos, artigos, objetos tridimensionais, pinturas, arqueológicos e outros materiais que integram os acervos bibliográficos e museológicos por meio de um único catálogo, que possui aproximadamente 84 mil registros", explica.

O catálogo on-line alimentado pelo trabalho dos bibliotecários da administração municipal pode ser acessado neste endereço. Nele é possível pesquisar os acervos bibliográficos e museológicos da prefeitura, que estão disponíveis para consulta em cada uma das unidades da rede.

  

 

Nereida Ramos Rodrigues

Lissandra Mendonça