Biblioteca da EGP promove ação no Dia Internacional da Doação de Livros

14/02/2022 12:13
Giulian Serafim / PMPA
Administração e patrimônio
Livros ficarão disponíveis gratuitamente até dia 18 de fevereiro no prédio da prefeitura, localizado na Siqueira Campos

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP), que faz parte da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), promove nesta segunda-feira, 14, uma ação vinculada ao Dia Internacional de Doação de Livros. A data, que lembra da importância de doar, trocar e compartilhar livros, serviu de mote para a Biblioteca da EGP deixar obras no térreo do prédio da Prefeitura de Porto Alegre, Edifício Intendente José Montaury (rua. Siqueira Campos, 1.300). Quem circular pelo local pode pegá-los para ler ou repassar para outras pessoas. Esta iniciativa, que se estenderá até esta sexta-feira, 18, é para incentivar o hábito da leitura, promover a sustentabilidade e questionar o consumismo.

"Consideramos o estímulo à leitura fundamental, pois além de proporcionar lazer, o hábito gera conhecimento. Todas iniciativas educativas que ampliem o aprendizado contínuo sempre serão bem-vindas pela gestão", ressalta o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

Doações da Biblioteca - Para aderir a esta campanha, a Biblioteca da EGP selecionou obras duplicadas de seu acervo, que foram recebidos por meio de doações, para serem disponibilizadas à população. Grande parte do acervo da Biblioteca da EGP, que possui cerca de 3.500 obras, é constituído de doações de servidores, entidades, pessoas da comunidade e também de outras bibliotecas da prefeitura.

Recentemente, uma servidora da Câmara Municipal de Porto Alegre fez uma doação de 80 livros ao mudar de residência; já a assessora de imprensa da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Adriana Ferrás, e sua filha Luísa Sega Fontoura, ao saberem da campanha do Dia Internacional da Doação de Livros, entregaram para biblioteca 17 títulos do seu acervo pessoal.

Impressões

"Foi uma excelente ideia da direção da Escola de Gestão Pública. Facilitar o acesso à leitura é investir em educação e capacitação. Os livros estarão disponíveis para que todos possam elevar a sua formação", destaca o secretário adjunto de Administração e Patrimônio, Jorge Hias.

A coordenadora da EGP, Fernanda Jardim, diz que esta ação “reforça a importância de estimular a leitura como um excelente hábito que qualifica e complementa a formação integral dos servidores''.

“A Biblioteca agradece as doações recebidas, pois o esforço conjunto contribui para a atualização e qualificação do acervo”, ressalta a coordenadora da Biblioteca da EGP, Gicele Farias Gomes.

 

Nereida Ramos Rodrigues

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes