Artigo: Sistema de meritocracia e gestão de competências

30/08/2021 10:30

O sistema de meritocracia é um dos modelos gerenciais mais utilizados pelas empresas e organizações, independentemente de fatores como o porte e a receita. Para que esse sistema funcione, é necessário colocar em prática uma boa gestão de competências.

Nesse modo de gerenciar pessoas, o foco é voltado para o desenvolvimento do profissional. O potencial de cada indivíduo é medido para que seja possível identificar como ele e as demais pessoas com as quais convive percebem aspectos como as atitudes, os conhecimentos e as habilidades existentes e inexistentes. No contexto organizacional da Administração Pública não poderia ser diferente. A meritocracia é um sistema ou modelo de hierarquização baseado na evolução profissional de cada um.

Diante da necessidade de monitorar de forma sistemática e contínua a atuação individual e institucional dos servidores investidos em postos de confiança, para consolidação da gestão no âmbito da Administração Pública, a Prefeitura de Porto Alegre está iniciando o processo inédito e inovador de implantação do sistema de meritocracia. Inicialmente, serão avaliados os servidores (efetivos e em comissão) ocupantes de postos de confiança níveis 7 e 8 nos órgãos da Administração Direta do Município, abarcando cargos de Direção, Coordenação e Assessoria. As competências avaliadas estão foco em resultados; visão estratégica, comunicação; resolução de problemas com base em dados e evidências; mentalidade digital, inovação e intraempreendedorismo e liderança.

O ciclo 2021 de avaliação será coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, da qual tenho a honra de ser titular. Manteremos avaliações periódicas, visando a aprimoração constante. Um dos principais benefícios do sistema de meritocracia é mostrar aos servidores que somente eles mesmos podem alcançar seus próprios objetivos, dedicando o esforço máximo. Isso estimula a competição saudável e resulta no aumento dos índices de produtividade e eficiência.

André Barbosa
Secretario de Administração e Patrimônio

Fabiana Kloeckner