Viagens por aplicativo em Porto Alegre compensarão emissão de CO2

14/01/2022 10:26
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Secretário já utilizou a nova modalidade do app

Porto Alegre é a primeira grande cidade brasileira a testar o serviço Uber Planet. A nova modalidade do aplicativo de transporte inicia nessa sexta-feira, 14. O secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) da Capital, Germano Bremm, foi o primeiro usuário a experimentar o serviço.

No Uber Planet, os créditos de carbono compensados serão direcionados para projetos de preservação de áreas em risco de degradação da Floresta Amazônica brasileira. Em Porto Alegre, o secretário Smamus solicitou que os recursos também sejam revertidos ao plantio de árvores na cidade, como forma de estimular a adesão por parte dos usuários.

“Porto Alegre foi uma das primeiras cidades brasileiras a se comprometer em zerar as emissões de carbono até 2050. A partir daí, estamos estruturando o Plano de Ações Climáticas do município e gostaríamos de contar com o apoio de uma empresa como a Uber, engajada com o planeta para conseguirmos atingir nossa meta”, destaca Bremm.

Para utilizar a nova modalidade, basta o usuário abrir o aplicativo, digitar os locais de início e destino da viagem e escolher a opção Uber Planet. “Em Porto Alegre, os usuários da plataforma na cidade poderão se movimentar e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente. Essa nova modalidade permitirá que sigamos com o compromisso global de se tornar uma empresa cada vez mais sustentável, ao mesmo tempo em que contribuímos com a construção de um ambiente mais saudável para todos nós”, explica Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil.

O valor de uma viagem com o Uber Planet será, em média, 5% maior do que com o UberX. A cada mês, o usuário que optar pelo serviço receberá um relatório detalhado sobre o volume de CO2 compensado.

Carla Bisol

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes