Trilha e contação de histórias marcam segundo dia da Semana do Meio Ambiente

02/06/2022 16:40
Fernando Ramires/SMAMUS/PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Quinze pessoas participaram da trilha guiada Morro do Osso

A programação da 38ª Semana do Meio Ambiente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) desta quinta-feira, 2, contou com trilha guiada na unidade de conservação Parque Natural Morro do Osso e oficina de contação de histórias no Parque Farroupilha, a Redenção.

Com 15 participantes, a trilha se iniciou com uma breve palestra da gestora do Morro do Osso, engenheira agrônoma Cláudia Ruschel. Durante o percurso de cerca de três horas, foram descritos aspectos relativos à fauna, flora e geologia do morro. O parque possui 127 hectares e conta com três trilhas: da Fonte, de Baixo e do Eixo Central. Na manhã desta quinta-feira, foi percorrida a Trilha da Fonte, guiada pelos técnicos da Smamus, Carlos Amaral e Josimar Appel. 

A trilha foi encerrada junto à pedra Pé de Deus, depois de os visitantes terem apreciado uma vista privilegiada da Zona Sul da cidade, no topo do morro. Interessados em  realizar trilhas no parque podem entrar em contato pelo telefone 3289-5071.

Redenção - À tarde, 16 alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Jardim de Praça Cantinho Amigo participaram da oficina de Contação de História, ministrada pela bibliotecária da Smamus, Elisabete Lorensi Ferreira. As crianças, de cinco e seis anos, realizaram diversas atividades táteis e visuais a partir de livros interativos. Elisabete utilizou o livro infantil Adivinhe Quem Sou Eu para as crianças descobrirem, a partir de dicas, qual animal estava sendo descrito. Ao acertarem, elas vestiam uma máscara com o rosto do animal descoberto. 

Após a dinâmica literária, os alunos passearam no trenzinho da Redenção. Antes de embarcar, o pequeno Rafael Feitosa, 6 anos, entregou para a Equipe de Educação Ambiental da Smamus um bilhete com seu nome e telefone para receber mais explicações sobre os animais. “Eu quero ser veterinário e sempre cuido para ficar perto dos profes para aprender mais. Eu entreguei o bilhetinho para eu aprender mais porque eu adoro bichos”, disse. O passeio foi oferecido de forma gratuita pela empresa permissionária do trenzinho.

A programação da Semana do Meio Ambiente se estende até o dia 6 de junho, quando o secretário Germano Bremm e a assessora jurídica Angela Molin falam sobre mudanças climáticas. O evento será transmitido no canal da Smamus no Youtube.
 

 

Fernando Ramires (estagiário) /Supervisão de Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes