Summit Ambiental destaca ações sustentáveis implementadas em Porto Alegre

05/06/2023 14:16
Leonardo Lenskij
MEIO AMBIENTE URBANISMO E SUSTENTABILIDADE
Secretário Germano Bremm participou de evento no Hospital Moinhos de Vento

Nesta segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, participou do 3º Summit Ambiental do Hospital Moinhos de Vento. Com a temática “A atmosfera que nos move”, o encontro discorreu sobre as questões climáticas e os compromissos firmados a partir de medidas sustentáveis implementadas em Porto Alegre.

“Aqui podemos refletir sobre as ações para o futuro ambiental de Porto Alegre. Estamos comprometidos em zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050 e nossos projetos demonstram isso”, afirma Bremm. Medidas já em curso como Plano de Ação Climática, Terrários Urbanos, Programa de Premiação e Certificação Sustentável são ações concretas de como a prefeitura trabalha para garantir o compromisso firmado durante a COP26 de carbono zero.

Segundo dados do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Porto Alegre, realizado em 2021, que apontou o transporte como principal fonte emissora, representando 67%, há uma série de estudos para reduzir essas emissões que vão desde a mudança da matriz energética dos ônibus para elétricos até programas de revitalizações de regiões como Centro Histórico e 4º Distrito para concentrarem a população da cidade, de forma que o trabalho esteja próximo de casa.

“Estamos avançando na revisão do Plano Diretor, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, incorporando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que demonstra o alinhamento da cidade com os esforços globais em prol da sustentabilidade”, completou o titular da Smamus.

Durante o encontro também foram citadas as ações de Educação Ambiental realizadas na cidade e as melhorias nas áreas verdes. Além disso, os processos de novos investimentos na arborização urbana e a revitalização do Viveiro Municipal foram destaques.

 

Fernando Ramires (estagiário) Supervisão de Carla Bisol

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes