Secretaria dá dicas para prevenção de incêndios na cidade

13/01/2023 19:12
Sérgio Louruz / SMAMUS / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Áreas verdes, nos momentos de seca, ficam mais suscetíveis ao risco. Na foto, trecho 1 da Orla

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) alerta para os cuidados contra os incêndios, principalmente nesta época do ano, em que Porto Alegre está em um período de altas temperaturas e baixo volume de chuva. Por conta de a cidade possuir uma grande diversidade de áreas verdes, recomenda-se redobrar a atenção a quaisquer possíveis riscos.

“Os incêndios causam diversos danos à biodiversidade e ao ciclo do carbono. Além de destruir a vegetação nativa, podem matar os animais silvestres e causar sérios prejuízos econômicos, além de colocar em risco a vida da população. Portanto, prevenir é sempre a melhor opção”, reforça o chefe de gabinete da Smamus, Joaquim Cardinal.

Porto Alegre é uma das capitais mais arborizadas do país, com diversas áreas verdes distribuídas no seu território. Nos momentos de seca, essas áreas ficam ainda mais suscetíveis a eventuais incêndios, tanto provocados pela ação humana, quanto naturais.

A secretaria reforça algumas dicas importantes: evite fumar e descartar bitucas; mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças; quando em acampamentos, tenha o máximo de cuidado na hora de acender fogueiras, velas e lampiões; não queime lixo, folhagens, galhadas e entulhos; evite acumular e descartar resíduos e materiais inflamáveis nesses locais. Em casa, recomenda-se manter o terreno limpo e não acumular resíduos inflamáveis próximos à fiação elétrica.

Para a sua segurança, atenha-se aos cuidados do Corpo de Bombeiros sobre o Protocolo de Proteção Contra Incêndios e, caso veja um princípio de fogo, ligue para a corporação pelo número 193.

Leia também:

Prefeitura cria força-tarefa para conscientizar sobre incêndios em comunidades

 

Fernando Ramires (estagiário) / Supervisão: Carla Bisol

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes