Projeto Terrários Urbanos vence prêmio do Ministério do Meio Ambiente

29/11/2022 16:00

O projeto Terrários Urbanos, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), venceu a 9ª edição do Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Com uma proposta inovadora, foi idealizado pela Diretoria de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, com o objetivo de urbanizar áreas ociosas de propriedade municipal, como nesgas de terrenos e estacionamentos irregulares. Porto Alegre já possui um terrário em fase de construção e outro recentemente licitado. O evento de premiação ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, e contou com mais de 100 inscritos, entre universidades e governos.

“A ocupação dessas áreas degradadas e subutilizadas por um ponto comercial, com enfoque na sustentabilidade e na promoção da interação, traz para o projeto uma característica diferente do que vemos na cidade”, explica a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Smamus, Rovana Bortolini. 

Destaque na categoria de Inovação na Gestão Pública, os terrários também já possuem relevância internacional. No fim do último mês, a arquiteta da Smamus e doutora em Planejamento Urbano, Natércia Domingos, esteve no 58º Congresso Mundial de Planejamento ISOCARP, em Bruxelas, Bélgica, apresentando o projeto. “Os Terrários Urbanos são um avanço importante para a cidade. Eles nos classificam como uma potência sustentável e inovadora no quesito planejamento urbano aliado com essas medidas”, destaca.  

Confira mais sobre o projeto clicando aqui.

Fernando Ramires (estagiário) /Supervisão de Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes