Projeto prevê o plantio de 25 árvores de grande porte na Borges de Medeiros
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) está desenvolvendo projeto de qualificação paisagística dos canteiros centrais da avenida Borges de Medeiros, no trecho entre a rua Sete de Setembro e a avenida Senador Salgado Filho. O projeto prevê o plantio de 20 palmeiras-da-califórnia (Washingtonia robusta) e cinco ipês-roxos (Handroanthus heptaphyllus), todas de grande porte, até o final do ano.
A iniciativa busca retomar o caráter de boulevard da região, resgatando a paisagem histórica e valorizando o espaço público. “A arborização faz parte da identidade de Porto Alegre, e este projeto representa a preservação do patrimônio ambiental e cultural presente em áreas urbanas tradicionais da cidade”, destaca a coordenadora de arborização da Smamus, Verônica Riffel.
Com um período de dois meses de plantio e mais 12 meses de manutenção, para garantir o desenvolvimento das espécies, o investimento é de R$ 250 mil. O recurso é oriundo do financiamento internacional do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), por meio do Programa Orla Poa. O projeto também integra o Programa Centro+, ambos coordenados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
“Estamos em meio a um esforço coletivo e estratégico que está, de fato, transformando o Centro Histórico. É um compromisso desta gestão promover uma melhoria substancial na região, e as conquistas já são visíveis para quem circula no Centro”, afirma o titular da pasta, Cezar Schirmer.
Cristiano Vieira
