Primeiros resultados do Plano de Ação Climática serão apresentados nesta terça

31/10/2023 08:55

  

Filipe Karam / PMPA
Comunicação Social
Objetivo do plano é identificar e estabelecer medidas prioritárias de redução de emissões de gases de efeito estufa

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) promove workshop virtual aberto ao público nesta terça-feira, 31, sobre o Plano de Ação Climática (Plac). As inscrições podem ser feitas pelo linkA partir das 14h, os estudos com as análises de Risco e Vulnerabilidade Climática, bem como da Pegada Hídrica da cidade, serão apresentadas aos interessados, por meio da plataforma Zoom. Os participantes também poderão dar suas contribuições, que serão consideradas no processo de construção do documento final.

No último dia 17 de outubro, os estudos foram apresentados em reunião do Grupo de Trabalho, com representantes da prefeitura e atores-chave da temática. Neste segundo momento, as análises são levadas à discussão pública.
As versões preliminares dos estudos estão disponíveis para consulta aqui.  

A realização do workshop cumpre etapa da fase de diagnósticos para a construção do Plac. “A análise de risco de vulnerabilidade identifica quais regiões da cidade estão mais suscetíveis a ameaças climáticas, e a pegada hídrica demonstra como a população está usando a água”, explica a diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini, destacando o principal objetivo do Plano: cumprir a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa até 2050, assumida durante a COP 26, em Glasgow, Escócia.

Plac  - Tem como objetivo identificar e estabelecer medidas prioritárias concretas de redução de emissões de gases de efeito estufa, de mitigação e de adaptação (social, econômica, ambiental e territorial). O processo de desenvolvimento do documento é de 17 meses.

A cooperação técnica firmada entre a Prefeitura de Porto Alegre e o Banco Mundial foi ratificada durante a Conferência Mundial pelo Clima (COP27). Essa parceria viabilizou a contratação de uma consultoria técnica formada pela WayCarbon, em consórcio com o Iclei América do Sul, Ludovino Lopes Advogados e Ecofinance Negócios, via financiamento a fundo perdido, que terá como produto final o Plac.

Encaminhe sugestões e contribuições para o e-mail: dpps.smamus@portoalegre.rs.gov.br

 

Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes