Prefeitura reafirma compromisso com a defesa da biodiversidade

26/12/2022 10:03

A prefeitura de Porto Alegre assinou, juntamente com outras 21 capitais brasileiras, a Declaração de Edimburgo, documento que representa o compromisso dos governos locais na contribuição para o Novo Marco Global para a Biodiversidade. A lista dos signatários foi recentemente atualizada pelo governo escocês e pode ser acessada clicando aqui . A diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Rovana Reale Bortolini, representou o secretário Germano Bremm na reunião virtual que selou o compromisso.

A declaração é um instrumento de projeção local e internacional do comprometimento do governo subnacional signatário com a proteção da biodiversidade. Além disso, é um apelo coletivo ao reconhecimento da importância dos governos locais na participação da construção e implementação dos compromissos a serem assumidos pelos governos nacionais durante a COP15, até o ano de 2030, reforçando o papel fundamental que estes governos já desempenham na proteção da biodiversidade e nas relativas ações de planejamento, execução e acompanhamento.

Biodiversidade -  Na manhã de terça-feira passada, 20, foi assinado o decreto que institui o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental. Trata-se de um programa de incentivo a práticas ambientalmente favoráveis na construção e reforma de edificações, com certificação baseada em dimensões como a conservação da biodiversidade local. A certificação se alinha ao compromisso firmado na Declaração de Edimburgo.

Aline Czarnobay

Cristiano Vieira