Prefeitura irá adquirir equipamentos para monitorar a qualidade do ar da Capital

04/12/2023 13:37

A prefeitura irá adquirir, por meio de licitação, equipamentos para fazer o monitoramento da qualidade do ar em diversos pontos da cidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 4, pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, durante a 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (COP 28), em Dubai.

A estimativa é investir cerca de R$ 3 milhões para instalação dos equipamentos. Serão priorizados bairros com maior risco de ondas de calor, identificados pelo Plano de Ação Climática, como Bom Jesus, Vila João Pessoa, Bom Fim e Cidade Baixa, assim como bairros com alta densidade populacional e grande fluxo de veículos. 

“Realizamos uma série de iniciativas no sentido de reduzir e mitigar as emissões de poluentes, como o inventário de gases de efeito estufa, o plano de ação climática e a certificação sustentável. Agora, precisamos acompanhar a evolução, a efetividade dessas ações”, justifica Bremm.

Os medidores irão fornecer, por meio de um software, relatórios mensais com dados e principais horários de concentração de poluentes atmosféricos e parâmetros meteorológicos em uma plataforma de acesso público.

“Com essas informações, vamos desenvolver novas políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ar e à mitigação dos impactos causados pela poluição atmosférica no meio ambiente e na saúde da população”, explica a diretora de Políticas e Projetos de Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini.

Poluentes - Os aparelhos terão capacidade para identificar os níveis de concentração de substâncias poluentes formadas por fumaça, poeira e materiais suspensos no ar de pequeno tamanho. Também serão detectados gases como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio, produzidos principalmente pela queima de combustíveis fósseis, combustão de motores a diesel e algumas atividades industriais.

“A tendência mundial é termos cada vez mais dados, informações, monitoramento em tempo real para avaliarmos os resultados das nossas ações. Mas é preciso termos o envolvimento de toda a sociedade, que é um pilar extremamente valioso nesse processo. Se as pessoas não se envolverem, se cada um não fizer sua parte, nós não vamos chegar em 2050 alcançando a meta de zerar as emissões da cidade de Porto Alegre”, conclui o secretário Germano Bremm.

Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes