Prefeitura garante que Vila Santa Terezinha não será retirada

17/03/2022 17:30
Cesar Lopes / PMPA
 Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Prefeitura foi até o local e dialogou com moradores

A afirmação foi feita nesta quinta-feira, 17, durante reunião sobre o projeto +4D com mais de 80 moradores do loteamento na Paroquia Santa Terezinha. A questão sobre a retirada dos moradores da conhecida Vila dos Papeleiros têm assustado quem mora na região. Mas essa possibilidade foi descartada.

“A Vila Santa Terezinha permanecerá onde está. Nossas propostas para iniciar a transformação urbana do 4º Distrito terão impacto na comunidade que será beneficiada. Teremos ações conjuntas de qualificação e inclusão dos moradores”, afirmou o arquiteto Guilherme Castanheira, responsável pela apresentação das 12 propostas de intervenção urbanísticas da Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

A mesma informação já havia sido dada pelo secretário Germano Bremm na primeira reunião sobre o +4D, no dia 24 de fevereiro. “Nossa proposta é integrar essa comunidade e não afastá-la.”

Cesar Lopes / PMPA
 Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Secretário Léo Voigt falou sobre regularização das unidades de reciclagem

Capacitação - Outra medida apresentada será a criação de uma escola de capacitação no 4º Distrito para preparar moradores da região para novas profissões, como padeiros, auxiliares de cozinha e pedreiros. “Muitos que estão aqui tiveram a oportunidade de se qualificar e hoje têm empregos melhores e não dependem mais da reciclagem”, afirma Fernanda Simões Pires, assessora pedagógica do Centro Social Marista Irmão Antônio Bortolini, que atende 260 crianças para fortalecimento de vínculo e educação infantil e 150 adultos em situação de rua na comunidade.

A regularização das unidades de reciclagem de resíduos também foi pauta da reunião. Apesar de os moradores afirmarem que a maioria não trabalha “puxando carrinho”, há a necessidade de organizar o processo de reciclagem como fonte de renda. “A reciclagem não é problema. A reciclagem é solução”, defendeu o secretário municipal do Desenvolvimento Social, Léo Voigt, que intermediou a conversa com os participantes. “Porto Alegre aprendeu muito com o projeto da Orla do Guaíba. Passou para vários prefeitos até se tornar essa referência que é hoje. O projeto para recuperar o 4º Distrito também será edificado ao longo do anos, independente dos governos. Por isso, o projeto só será viável se tiver o engajamento da comunidade”, finalizou.

Também participaram do encontro a diretora de projetos estratégicos do gabinete do vice-prefeito, Cláudia Silber, representando o vice-prefeito, e o diretor de empreendedorismo popular, João Ruy Dornelles Freire.

Como participar - Interessados em participar da discussão podem responder ao questionário da consulta pública on-line, acessando este link.

 

Carla Bisol

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes