Prédio premiado na Índia tem selo diamante em programa municipal de sustentabilidade

11/09/2023 16:15
Divulgação
Prédio premiado na Índia tem Selo Diamante em programa municipal de sustentabilidade
Idea Bagé, no bairro Petrópolis, foi o primeiro edifício residencial a receber a certificação da prefeitura

Durante  reunião de cúpula do G20, grupo das maiores economias do mundo, o prédio Idea Bagé, no bairro Petrópolis, foi reconhecido como um dos cem empreendimentos mais sustentáveis do mundo. A certificação foi entregue no último dia 7, em Nova Délhi, na Índia. 

"A nossa cidade tem bons parâmetros em sustentabilidade e buscamos seguir com avanços concretos em relação à preocupação ambiental. A certificação do prédio Idea Bagé é mais um exemplo disso. Todos nós temos um objetivo em comum, que é o de construir uma Porto Alegre melhor” - Prefeito Sebastião Melo.

O empreendimento, da construtora Capitânia Investimentos Imobiliários, com projeto do arquiteto Renato Turquenich e do engenheiro Mauro Touquinha de Oliveira, recebeu da Prefeitura de Porto Alegre, em 17 de agosto, a certificação diamante em sustentabilidade ambiental.  “A certificação é um reconhecimento aos empreendimentos que adotam medidas que contribuem para a redução do consumo de água, energia, de emissões diretas de gases de efeito estufa e para a redução e reciclagem de resíduos sólidos. O programa busca estimular a política da construção sustentável na cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.

O Idea Bagé foi o primeiro edifício residencial a receber a certificação da prefeitura. “O prédio de 14 andares conta com árvores nativas no paisagismo, reuso da água de condicionadores de ar e da chuva, materiais com baixa emissão de VOC (sigla em inglês para compostos orgânicos voláteis), geração local de energia e aquecimento solar, irrigação automatizada de jardim, iluminação 100% LED, fachada térmica  e paraciclo na calçada”, pontua a diretora de políticas e projetos de sustentabilidade da Smamus, Rovana Reale Bortolini.

O Escritório de Eficiência Energética do Ministério da Energia da Índia disse que o empreendimento está em sintonia com o princípio do "Vasudhaiva Kutumbakam - O mundo é uma família". O empreendimento também é o único edifício residencial brasileiro com certificação platina (a mais elevada) pela GBC Brasil Condomínio. 

A prefeitura também já entregou certificação diamante para os empreendimentos Hola Sunset Lofts, da ABF Empreendimentos Imobiliários; empreendimento localizado na rua Câncio Gomes, da construtora Klein’s House; Summerlyn, da construtora Durafa; empreendimento Casa Moinhos, da construtora Melnick; empreendimento da construtora Home Plus, localizado na rua Ronald de Carvalho; empreendimento da construtora Maiojama, localizado na avenida Nova York; Attimo, da Roque Chies Empreendimentos; Iguassu, da empresa Zuckhan; e certificação ouro para empreendimento localizado na avenida Praia de Belas, da construtora Maiojama.
 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes