Plantio de árvores nativas encerra programação da Semana da Primavera
A Semana da Primavera foi encerrada nesta segunda-feira, 26, com o plantio de árvores nativas na Praça Bernardo Goulart, no bairro Hípica. A atividade, alusiva ao Dia da Árvore, reuniu duas turmas do 5º ano da Escola Cesi Zona Sul.
Foram plantadas seis espécies nativas frutíferas, entre as quais pessegueiro-do-mato, araçá e uvaia, em uma ação promovida pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). O objetivo foi aproximar a comunidade escolar do espaço e mostrar, na prática, como ocorre o plantio de uma muda.
“Quando os estudantes ajudam no plantio, eles criam um vínculo com as árvores e com o espaço público, além de entenderem melhor cada parte do processo”, destaca a coordenadora de Educação Ambiental da Smamus, Juliana Herpich.
Além de participar do plantio, os alunos realizaram, ainda em sala de aula, a criação de fitas com frases relacionadas ao meio ambiente e pintaram tutores de madeira (estruturas colocadas próximas ao tronco que permitem o crescimento da árvore verticalmente e com mais estabilidade). Nesta tarde, os estudantes colocaram as faixas nos tutores, após os plantios.
De acordo com a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel, a atividade seguiu a metodologia do plantio inteligente. “O método avalia desde o porte das espécies até a interação com a infraestrutura urbana. Isso garante que as árvores se desenvolvam de forma saudável e tragam benefícios ambientais para toda a comunidade”, explicou.
Gilmar Martins
