Plantio de árvores na praça Recanto do Sabiá marca início do contrato para qualificar arborização urbana

08/12/2022 19:04
Pedro Piegas / PMPA
Executivo
Prefeito Sebastião Melo participou da atividade no bairro Mario Quintana

Três mudas de araçá, duas mudas de jaborandi e plantas ornamentais da espécie lantana foram plantadas na tarde desta quinta-feira, 8, na praça Recanto do Sabiá, localizada próximo a rua Onze, no bairro Mário Quintana. O plantio marcou o início das ações do contrato para qualificar paisagística e ambientalmente a arborização urbana de Porto Alegre.

“Vamos embelezar esta praça que foi entregue à comunidade em mais uma parceria que deu certo. Quem planta árvore, planta vida. Esperamos que a comunidade faça bom uso do espaço e ajude o poder público a cuidar do local”, ressaltou o prefeito Sebastião Melo, que participou dos plantios.

A empresa F. Santos Comércio e Serviços Ltda foi a vencedora do pregão eletrônico, no valor de R$ 3.451.179,83. O contrato prevê plantio de mudas e a manutenção de árvores pelo período de um ano, renovável por até cinco anos. “O contrato inclui a prestação de serviços de implantação de mudas arbóreas, com planejamento, critérios e priorizando plantio de qualidade e não de quantidade”, frisa o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm. Ele destaca ainda que a empresa deverá realizar a manutenção das espécies, uma exigência inédita nos contratos da prefeitura.

“A manutenção das mudas contempla os serviços de irrigação, adubação, poda de condução para o crescimento horizontal, reposicionamento de tutor e  outros serviços para garantir o desenvolvimento adequado da espécie”,  explica a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel. O secretário adjunto Maurício Loss também participou da atividade. 
 
O edital prevê o plantio de cerca de 5.420 mudas de diversas espécies, adequadas a espaços urbanos, garantindo a árvore certa para o lugar certo. “As mudas serão plantadas em diversas áreas: cerca de 2.600 em ruas, avenidas e praças, em bairros com menor arborização e em atendimento às solicitações de moradores, pelo telefone 156, de plantio em frente a suas casas. Já para os espaços de preservação permanente, estamos prevendo o plantio de cerca de 2.780 mudas”, explica o diretor de Áreas Verdes da Smamus, Alex Souza.
 
Das 5.420 mudas plantadas no primeiro ano de contrato, 3.420 serão oriundas do Viveiro Municipal de Porto Alegre. As outras 2.000 serão compradas em viveiros comerciais.
 
A comunidade do Recanto do Sabiá, que recebeu as obras de urbanização da praça em agosto deste ano, viabilizadas por meio de doação da empresa Zaffari, foi a escolhida para dar início aos plantios por estar em uma região com necessidade de incremento na arborização. “Eu passo as tardes aqui na praça, brincando. Agora que vai acabar minha aula, vou vir todos os dias”, comemorou a pequena Yasmin, de 8 anos, que jogava bola no local com as amigas.

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes