Plano de Proteção da Mata Atlântica avança com realização de oficina

10/03/2022 16:04

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) desenvolveu na última quarta-feira, 9, a atividade de Oficina Territorial do Plano Municipal de Proteção, Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).

A oficina ocorreu de forma virtual e contou com 60 inscritos, com representantes de instituições públicas, entidades de classe e organizações não-governamentais, incluindo a participação da promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Annelise Steigleder.

“A Smamus vem trabalhando para mapear determinadas áreas, como áreas de preservação e de mata atlântica, e assim pensar políticas públicas estratégicas de proteção e medidas de cuidados. Conseguimos migrar para um sistema digitalizado, com o qual  será possível divulgar essas informações”, explica o secretário da Smamus, Germano Bremm.

A oficina teve o objetivo de reunir contribuições ao diagnóstico da situação dos remanescentes de mata atlântica, com vistas à elaboração do PMMA. O projeto de mapeamento foi iniciado em 2019. “Percorremos uma longa jornada até essa etapa, prévia ao diagnóstico. Precisamos das contribuições dos participantes para que possamos fazer um diagnóstico  que identifique e mapeie os remanescentes do bioma de forma completa e, desta forma, propor ações de conservação, recuperação e proteção efetivas”, destacou o diretor de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Smamus, Marcelo Grunwald.

Acesse a íntegra da oficina clicando aqui.

 

Aline Czarnobay

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes